O Miami Open (também conhecido como Miami Masters e atualmente denominado Miami Open apresentado pelo Itaú por motivos de patrocínio) é um torneio de tênis realizado no Hard Rock Stadium em Miami Gardens, Flórida. Faz parte da série ATP Masters 1000 do circuito ATP Tour e é um evento WTA 1000 no circuito WTA Tour.

O torneio foi historicamente realizado no Tennis Center em Crandon Park em Key Biscayne, Flórida, de 1987 a 2018, antes de se mudar para Miami Gardens em 2019. Atrás do Indian Wells Masters, é o segundo evento do “Sunshine Double” – a série de dois torneios consecutivos de quadra dura nos Estados Unidos no início da temporada, sendo que ambos são os únicos torneios além do Grand Slam em que o jogo principal se estende por mais de oito dias.

Em 2010, um recorde de 300.000 visitantes compareceram às partidas do torneio de 12 dias, tornando-se um dos maiores torneios de tênis fora dos quatro Grand Slams. Em 2011, 316.267 visitantes participaram do evento.

Histórico #

A ideia inicial de realizar um torneio internacional de tênis em Miami nasceu na década de 1960, quando tenistas famosos como Pancho Gonzalez, Jack Kramer, Pancho Segura, Frank Sedgman e Butch Buchholz percorreram o país em uma van, jogando tênis em feiras com quadra de lona portátil.

O torneio foi oficialmente fundado pelo ex-jogador Butch Buchholz, que foi diretor executivo da Association of Tennis Professionals (ATP) na década de 1980. Seu objetivo original era fazer do evento o primeiro grande torneio do ano (o Australian Open acontecia em dezembro naquela época), e ele o apelidou de “Wimbledon de inverno”. Buchholz abordou a ATP e a WTA, oferecendo-se para fornecer o prêmio em dinheiro e dar-lhes uma porcentagem das vendas de ingressos e direitos de televisão em todo o mundo em troca do direito de dirigir o torneio por 15 anos. As duas associações concordaram.

O primeiro torneio foi realizado em fevereiro de 1985 no Laver’s International Tennis Resort em Delray Beach, Flórida. Buchholz trouxe Alan Mills, o árbitro do torneio em Wimbledon, como o árbitro principal, e Ted Tinling, um conhecido estilista de tênis desde os anos 1920, como o diretor de protocolo. Na época, a premiação em dinheiro de US $ 1,8 milhão foi superada apenas por Wimbledon e o US Open. O prêmio em dinheiro do evento cresceu para mais de US$ 13 milhões.

Em 1986, o torneio foi transferido para Boca West. Depois de seu segundo ano de sucesso lá, Merrett Stierheim, gerente de Dade County e presidente da Women’s Tennis Association (WTA), ajudou Buchholz em 1987 a transferir o torneio para sua casa de longa data em Key Biscayne em 1988. De acordo com as ambições de seu fundador, o torneio tem sido mantido como um dos principais eventos do tênis profissional após os Grand Slams e o ATP Finals, algumas vezes referido como o “Quinto Grand Slam” até meados dos anos 2000. Em 1999, Buchholz vendeu o torneio para a IMG. Em 2004, o Indian Wells Masters também se expandiu para um campo de 96 jogadores de várias semanas e, desde então, os dois eventos têm sido coloquialmente chamados de “Double Sunshine”.

A velha instalação de Crandon Park foi criticada como a quadra rápida/dura mais lenta da turnê, submetendo os tenistas a intermináveis ​​ralis sob condições extremas de calor e umidade. O terreno em que se encontra a instalação do Crandon Park foi doado ao Condado de Miami-Dade pela família Matheson em 1992, sob a condição de que apenas um estádio pudesse ser construído nele. Os organizadores do torneio propuseram uma reforma de US$ 50 milhões do Crandon Park, que teria adicionado vários estádios permanentes, e a família respondeu com uma ação judicial. Em 2015, um tribunal de apelações decidiu a favor da família, evitando que fossem feitas atualizações no complexo já envelhecido. Os organizadores decidiram não prosseguir com a ação legal e começaram a procurar um novo local. Em novembro de 2017, o Miami Open assinou um acordo com o Condado de Miami-Dade para mover o torneio anual do complexo de tênis em Key Biscayne para o Hard Rock Stadium em Miami Gardens, Flórida, a partir de 2019.

O estádio é usado principalmente para futebol americano; uma configuração especial de assentos foi desenvolvida para usá-lo como sua quadra principal, utilizando arquibancadas temporárias. Embora tenha o mesmo número de assentos que a quadra central do Crandon Park, também tem acesso aos assentos e suítes luxuosos do estádio. Novas quadras permanentes também foram construídas nos estacionamentos do local, incluindo uma nova quadra de arquibancada.

O torneio teve vários patrocínios em sua história. Durante sua partida inaugural em 1985, o torneio era conhecido como Lipton International Players Championships e foi um evento importante do Grand Prix Tennis Tour. Em 2000, o evento foi renomeado para Ericsson Open e em 2002, o evento passou a ser conhecido como NASDAQ-100 Open. Em 2007, o torneio foi renomeado para Sony Ericsson Open. De 2015 a até o presente o banco internacional Itaú foi o patrocinador/apresentador.

Características do Evento #

Além dos quatro campeonatos principais, o Miami Open faz parte de um pequeno número de eventos nos torneios ATP e WTA onde a chave principal de simples (para homens e mulheres) envolve mais de 64 jogadores, e onde o jogo da chave principal se estende além uma semana. Noventa e seis homens e o mesmo número de mulheres competem no simples, e 32 equipes competem em cada uma das competições de duplas com a duração do evento de 12 dias.

Em 2006, o torneio se tornou o primeiro evento nos Estados Unidos a usar o Hawk-Eye para permitir que os jogadores desafiassem chamadas de linha. Os jogadores tinham direito a três desafios por set, com um desafio adicional permitido para desempates. O primeiro desafio foi feito por Jamea Jackson contra Ashley Harkleroad na primeira rodada.

De 1985 a 1990 e novamente de 1997 a 2007, a final masculina foi disputada em melhor de cinco sets, semelhante aos eventos do Grand Slam. Depois de 2007, a ATP exigiu que os eventos do ATP Masters 1000 que tinham o formato de “melhor de cinco sets” mudassem para o formato de partida “melhor de três”, porque várias vezes os participantes em finais longas acabaram se retirando para participar de outros torneios de tênis previamente agendados. A última final melhor de cinco sets foi vencida por Novak Djokovic em 2007.

Pontos #

Como um evento ATP Masters 1000, o torneio confere até 1000 pontos válidos para o Ranking ATP para os campeões de simples e de duplas. Tanto na ATP quanto na WTA, o torneio está classificado como o terceiro nível de evento mais alto.