O Geneva Open, também denominado Gonet Geneva Open por razões de patrocínio, é um torneio de tênis do circuito ATP Tour, da série ATP 250, disputado em quadras de saibro ao ar livre (outdoor) em Genebra – Suiça, no clube Tennis Club de Genève, no Parc des Eaux-Vives, o maior e mais antigo clube de tênis da Suíça
História #
A primeira edição do torneio ocorreu em 1980 e fazia parte do Grand Prix, circuito profissional masculino predecessor do ATP Tour. O evento foi realizado anualmente durante 12 anos, até 1991, quando foi cancelado.
Em 2014, Ion Tiriac – promotor do torneio Madrid Open – e Rainer Schüttler – ex-campeão alemão – atuaram junto à ATP para que o Geneva Open voltasse ao calendário ATP Tour. Em novembro daquele ano, a Association of Tennis Professionals (ATP) anunciou que o torneio de Düsseldorf seria transferido para Genebra, a partir de 2015 como evento da série ATP 250.
Coube a Ion Tiriac e Rainer Schüttler convidar e trazer os melhores jogadores do mundo a Genebra para a primeira edição do Geneva Open em meio a temporada no saibro Europeu. A iniciativa foi coroada com a presença de grandes nomes do tênis mundial, como Stan Wawrinka – vencedor das edições 2016 e 2017, Alexander Zverev – vencedor em 2019, Marin Cilic, Grigor Dimitrov, John Isner, Kevin Anderson, Kei Nishikori, David Ferrer e Fabio Fognini.
Em 2015, depois de 24 anos, a 1ª edição do Geneva Open foi realizada entre os dias 17 a 23 de maio no Tennis Club de Genève, no Parc des Eaux-Vives. Naquele ano, o paulista Thomaz Bellucci foi o campeão de simples, enquanto os colombianos Juan Sebastián Cabal e Robert Farah ficaram com o troféu de duplas.
Em 2017 a evento recebeu a distinção dada pela ATP como “Most Improved European Tournament of the Year” (em tradução livre, Torneio Europeu Mais Aprimorado do Ano).
Em 2020, por causa da pandemia COVID-19, a sexta edição do torneio foi cancelada. Apesar disso, em 16 de maio de 2021, a competição voltou ao calendário do circuito profissional masculino com a observância de rígidos protocolos sanitários.
Você precisa fazer login para comentar.