A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) é o órgão responsável pela organização dos eventos e representação dos atletas de tênis no Brasil.
A Confederação Brasileira de Tênis foi fundada em 19 de novembro 1955 no Rio de Janeiro pela Federação Paulista de Tênis, pela Federação Rio-Grandense de Tênis (atual Federação Gaúcha de Tênis), pela Federação Cearense de Tênis, pela Federação Catarinense de Tênis, pela Federação Pernambucana de Desportos Amadores, pela Federação Bahiana de Desportos Terrestres, pela Federação Paraense de Desportos, pela Federação Desportiva Espiritossantense, pela Federação Fluminense de Desporto, pela Federação Amapaense de Desporto e pela Federação Metropolitana de Tênis (atual Federação de Tênis do Estado do Rio de Janeiro).
O primeiro presidente da Confederação Brasileira de Tênis foi o deputado catarinense Leoberto Leal, falecido em um acidente aéreo que também vitimou Jorge Lacerda, ex-governador de Santa Catarina.
A CBT é o órgão que regulamenta os torneios nacionais adulto, sênior e infanto-juvenil, além de ser responsável pelas seleções que representam o Brasil em competições internacionais por equipes como a Copa Davis e a Fed Cup.
O Brasil disputa a Copa Davis desde 1933 e já chegou duas vezes à semifinal da competição, em 1992 e 2000. Na Fed Cup a estreia brasileira ocorreu em 1965 e a equipe do Brasil chegou às quartas de final do Grupo Mundial duas vezes, em 1965 e 1982.
Você precisa fazer login para comentar.