Brisbane International

O Brisbane International, estabelecido em 2009, é um torneio de tênis profissional disputado em quadras duras ao ar livre (outdoor) em Brisbane, Queensland. É um torneio WTA Premier do circuito da Women’s Tennis Association (WTA) e fez parte do ATP World Tour 250 Series do circuito da Association of Tennis Professionals (ATP) até 2019, quando foi retirado do ATP Tour.

O torneio é realizado anualmente em janeiro no Queensland Tennis Centre, pouco antes do primeiro torneio Grand Slam da temporada, o Australian Open (parte da Australian Open Series). É propriedade da Tennis Australia.

Histórico #

Em 1997, o Corel WTA Tour criou um novo evento – disputado em quadras ao ar livre – em Gold Coast, Queensland. O Gold Coast Classic Tier III foi adicionado aos três torneios preexistentes de Auckland, Sydney e Hobart, e se tornou um dos dois eventos realizados na primeira semana do calendário feminino, paralelamente ao torneio masculino de Adelaide. Várias tenistas, entre as quais Ai Sugiyama, Justine Henin, Patty Schnyder e Venus Williams, encontraram sucesso ao longo dos anos no evento de nível inferior para o Australian Open. O Gold Coast Classic tornou-se o Thalgo Australian Women’s Hardcourts em 1998, obteve o patrocínio do Uncle Tobys em 2003, tornando-se o Uncle Tobys Hardcourts, e mudou de nome novamente em 2006 para Mondial Australian Women’s Hardcourts.

Enquanto isso, o ATP International Series Australian Hard Court Championships em Adelaide, que evoluiu para o AAPT Championships em 1999, Next Generation Hardcourts em 2005 e Next Generation Adelaide International em 2006, tornando-se uma das três paradas da primeira semana do calendário, ao lado o Qatar Open de Doha, no Qatar, e o Chennai Open de Chennai, na Índia.

Como os calendários do torneio masculino e feminino passariam por mudanças importantes de 2008 a 2009, com a WTA inaugurando seu novo roteiro de torneios International e Premier, e o ATP Tour se tornando o ATP World Tour, com novos eventos Masters 1000, 500 e 250, foi decidido em 2006 unir o Next Generation Adelaide International e o Mondial Australian Women’s Hardcourts em um torneio conjunto ATP/WTA maior em Brisbane, levando, de forma semelhante ao Medibank International Sydney, ao Australian Open. O primeiro Brisbane International ocorreu no recém-construído Tennyson Tennis Center – e sua quadra central denominada Patrick Rafter – em janeiro de 2009. A tempo para o evento de 2012, o torneio foi promovido a um evento principal na turnê WTA.

Após a edição de 2019, o torneio deixou de ser reconhecido como um evento ATP, devido à criação da Copa ATP (disputada no mesmo local). O torneio continuou como um evento sancionado pela WTA para jogadoras de tênis.

Recordes #

No simples masculino, Andy Murray detém o recorde de mais títulos (com dois: 2012 e 201313) e, simultaneamente, detém o recorde de mais títulos consecutivos. No simples feminino, Karolina Pliskova detém o recorde de mais títulos com três: 2017, 2019 e 2020.