ATP Auckland Open

Sumário

O ATP Auckland Open, comumente conhecido por seu nome patrocinado ASB Classic e, também, por WTA Auckland Open, é um torneio de tênis profissional disputado em Auckland, Nova Zelândia. O torneio é disputado anualmente no ASB Tennis Center, em Parnell. Faz parte da série ATP World Tour 250 do World Tour da Association of Tennis Professionals (ATP) e da categoria International do WTA Tour circuito mundial da Women’s Tennis Association (WTA) . O torneio é realizado anualmente em janeiro uma semana antes do primeiro torneio Grand Slam da temporada, o Australian Open.

Histórico #

Em 1920, quando a Auckland Lawn Tennis Association (agora Tennis Auckland) procurava uma base permanente, o único local disponível era uma ponte na Stanley Street. Sem desanimar, os clubes locais levantaram a então enorme soma de 1.800 libras para preparar o local e construir novas quadras. Nos 30 anos seguintes, o ASB Bank Tennis Center em Stanley Street foi o lar das partidas de tênis locais muito disputadas. Em 1956, Auckland sediou seu primeiro torneio internacional permanente, o ‘Auckland Championship‘. O torneio foi um evento conjunto de homens e mulheres até 1981.

De 1969, a primeira edição da era aberta do tênis, até 1995, o torneio era conhecido pelo nome patrocinado de ‘Benson and Hedges Open‘. De 1998 a 2015, foi denominado ‘Heineken Open‘.

Na década de 1960, a passagem de ônibus da cidade até a Stanley Street custava seis pence. A entrada custou cinco xelins nos primeiros três dias e sete nas finais e semifinais – um torneio inteiro pelo equivalente a US$ 4. Na década de 1970, 25 centavos permitiam que você estacionasse o dia todo ao lado, no Carlaw Park. O torneio foi disputado em quadras de grama ao ar livre desde sua edição inaugural em 1956 até 1977, mudando para quadras duras em 1978. Entre 1979 e 1989 foi um torneio do circuito de tênis Grand Prix.

Depois de estarem separados por 34 anos, a WTA e a ATP fundiram o evento em 2016 e ambos os torneios são agora conhecidos coletivamente como ASB Classic. A Heineken ainda é uma patrocinadora, mas tem um papel reduzido em antecipação aos novos regulamentos do tênis que restringem o patrocínio do álcool.