Bavarian International Tennis Championships

Sumário

O Bavarian International Tennis Championships, também denominado BMW Open por motivos de patrocínio, é um torneio de tênis profissional masculino, faz parte do circuito ATP Tour na série ATP 250 e é disputado ao ar livre (outdoor) no saibro.

O evento é realizado desde o ano de 1900, no clube de tênis Münchner Tennis und Turnierclub (MTTC) Iphitos, em Munique, capital da Bavária – Alemanha e é o primeiro de quatro torneios alemães no calendário do circuito ATP Tour.

Histórico #

Em 1900, a primeira edição do torneio foi realizada pelo clube de tênis Münchner Tennis und Turnierclub (MTTC) Iphitos, que foi o primeiro clube de tênis de Munique tendo sido formado em 1892 por estudantes. O clube só tinha quadras de grama, logo, a primeira edição foi disputada na grama.

O nome “Iphitos” foi escolhido em memória do rei grego que viveu em 776 a.C. e deu início aos antigos Jogos Olímpicos. A quadra central do MTTC, com capacidade para 5.600 espectadores, está localizada na Aumeisterweg 10 desde 1930. A instalação possui três quadras adicionais nas quais os jogos são disputados; há também cinco quadras de treinamento e cinco quadras adicionais.

Não obstante o Bavarian International Tennis Championships (em português Campeonato Internacional de Tênis da Baviera) ser disputado desde 1900, somente em 1974 passou a ser denominado BMW Open.

Desde que alcançou o status internacional em 1949, é realizado anualmente em Munique, com exceção dos anos de 1952 e 1972. O torneio atualmente é realizado em abril ou maio. Nesta mesma semana realiza-se um torneio no Estoril.

Na história do torneio, os alemães conquistaram o troféu nove vezes, incluindo três campanhas pelo título de Philipp Kohlschreiber (em 2007, 2012, e 2016) e as vitórias consecutivas de Alexander Zverev (em 2017 e 2018).

Em 2002, Rudi Berger assumiu a direção do torneio substituindo Nikola Pilić. Ele se manteve à frente do campeonato até a edição de 2007, pouco tempo antes de sua morte em agosto de 2007, vítima de um tumor cerebral. Em substituição a Berger, assumiu Patrik Kühnen em 2008, que continua à frente da competição alemã até o presente.

O maior vencedor de simples do torneio é Philipp Kohlschreiber com três títulos. Mesmo antes da Era Aberta, o americano Budge Patty e o alemão Gottfried von Cramm tinham três títulos cada. Em duplas, apenas Wojciech Fibak teve três vitórias em torneios até 1984.

O torneio oferece prêmios em dinheiro desde 1970. Além da premiação em dinheiro, o campeão recebe também um veículo da marca BMW, patrocinadora oficial do torneio.

Em 2020, o torneio estava agendado para o período compreendido entre 27 de abril e 03 de maio, no entanto, a competição foi cancelada por causa da pandemia COVID-19.

A competição retornou no ano de 2021, no período compreendido entre 26 de abril e 02 de maio, adaptada a um rígido protocolo de segurança e sem a presença de público nos locais de competição.