Abu Dhabi WTA Women’s Tennis Open

Sumário

O Abu Dhabi WTA Women’s Tennis Open é um torneio de tênis profissional feminino, parte do WTA Tour na categoria WTA-500, disputado em quadras rápidas/duras ao ar livre. Antes de 2020, o evento era conhecido como Campeonato Mundial de Tênis (então patrocinado pela Mubadala), e era um torneio de exibição de individual masculino e feminino. É realizada anualmente desde 2009 no Complexo Internacional de Tênis de Abu Dhabi, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

História #

Em novembro de 2008, as empresas patrocinadoras Flash e Capitala anunciaram com a IMG sua parceria para a criação de uma nova mostra de tênis para o início da temporada, que aconteceria em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos).

O evento, inicialmente denominado Capitala World Tennis Championship, foi concebido para promover o esporte na região, criando mais um evento de tênis de classe mundial no Oriente Médio ao lado dos Campeonatos de Tênis de Dubai que já ocorriam nos Emirados Árabes Unidos como parte dos circuitos da Association of Tennis Professionals (ATP) e da Women’s Tennis Association (WTA): o ATP Qatar ExxonMobil Open e o WTA Qatar Total Open, que acontece em Doha, no Qatar, e o WTA Tour Championships, também realizado em Doha de 2008 a 2010.

A exibição de seis atletas e três dias , com um prêmio de US$ 250.000, precedido por semanas de atividades temáticas de tênis na região, incluindo um torneio amador da Community Cup em Abu Dhabi e Dubai, foi criado para acontecer no início da temporada, antes o início dos eventos da turnê real, como uma exibição de aquecimento para os melhores jogadores, semelhante ao AAMI Classic em Melbourne.

O Capitala World Tennis Championship inaugural aconteceu de 1° a 3 de janeiro de 2009, com a participação de Rafael Nadal, Roger Federer, Andy Murray, Nikolay Davydenko, Andy Roddick e James Blake. Murray venceu o evento, derrotando Blake, Federer e o então nº 1 do mundo, Nadal, na final.

Em outubro de 2009, Federer, Nadal e Davydenko anunciaram que voltariam para a edição de 2010, com Stanislas Wawrinka, David Ferrer e Robin Söderling completando o campo. Nadal foi mais longe desta vez, derrotando o compatriota Ferrer nas semifinais e Söderling na final sem perder um set. Federer conquistou o terceiro lugar com vitória sobre Ferrer.

Para a edição de 2011 do torneio, Nadal, Federer e Söderling voltaram com Tomáš Berdych, Jo-Wilfried Tsonga e Marcos Baghdatis completando a escalação de seis jogadores. Nadal defendeu o título com uma vitória árdua sobre Federer, depois de vencerem, respectivamente, Berdych e Söderling nas semifinais.

A segunda edição de 2011 (realizada de 29 a 31 de dezembro de 2011) contou com Nadal, Federer, Ferrer, Tsonga, Novak Djokovic e Gaël Monfils. Djokovic conquistou o título ao derrotar Monfils e Federer antes de derrotar Ferrer na final. Na batalha pelo terceiro lugar, Nadal venceu Federer.

Em 30 de dezembro de 2017, Jelena Ostapenko derrotou Serena Williams na primeira partida feminina do torneio.


Wiki tenis.com.br