Australian Open

O Australian Open é um torneio de tênis realizado anualmente na última quinzena de janeiro no Melbourne Park, em Melbourne, Austrália. O torneio é o primeiro dos quatro eventos de tênis do Grand Slam realizados a cada ano, antes de Roland-Garros, Wimbledon e do US Open. Apresenta jogos de simples masculinos e femininos; duplas masculinas, femininas e mistas; campeonatos de juniores; e eventos de cadeiras de rodas, grandes lendas do tênis e partidas de exibição. Antes de 1988, ele era jogado em quadras de grama, mas desde então três tipos de pisos de quadra dura foram usados: Rebound Ace verde até 2007, Plexicushion azul de 2008 a 2019 e GreenSet azul desde 2020.

Realizado pela primeira vez em 1905 como o campeonato da Australásia, o Australian Open cresceu e se tornou um dos maiores eventos esportivos do hemisfério sul. Apelidado de “o happy slam” e frequentemente referido como o “Grand Slam da Ásia / Pacífico”, o torneio é o evento Grand Slam com maior participação, alcançando mais de 812.000 participantes no torneio de 2020. Foi também o primeiro torneio do Grand Slam a apresentar jogos indoor em tempo chuvoso ou calor extremo em suas três quadras primárias: Rod Laver Arena, Melbourne Arena e a remodelada Margaret Court Arena que é equipada com tetos retráteis.

Histórico #

O Australian Open é administrado pela Tennis Australia, anteriormente conhecida como Lawn Tennis Association of Australia (LTAA), e foi disputado pela primeira vez no Warehouseman’s Cricket Ground em Melbourne em novembro de 1905. Esta instalação agora é conhecida como Albert Reserve Tennis Centre e era uma quadra de grama.

O torneio foi inicialmente conhecido como Campeonato Australasiano. Tornou-se o Campeonato da Austrália em 1927. Então, em 1969, tornou-se o Australian Open. Desde 1905, o torneio foi realizado em cinco cidades australianas: Melbourne (55 vezes), Sydney (17 vezes), Adelaide (14 vezes), Brisbane (7 vezes), Perth (3 vezes) e duas cidades da Nova Zelândia: Christchurch (1906) e Hastings (1912). Embora tenha começado em 1905, o torneio só foi designado como campeonato principal a partir de 1924, pela International Lawn Tennis Federation (ILTF) em uma reunião realizada no ano anterior, em 1923. O comitê organizador mudou a estrutura do torneio para incluir a classificação naquele momento. Em 1972, decidiu-se organizar o torneio em Melbourne todos os anos porque atrairia maior patrocínio que qualquer outra cidade australiana. O torneio foi disputado no Kooyong Lawn Tennis Club de 1972 até sua mudança para o novo complexo do Melbourne Park em 1988.

As novas instalações no Melbourne Park (antigo Flinders Park) foram projetadas para atender às demandas de um torneio que havia superado a capacidade do Kooyong. A mudança para Melbourne Park foi um sucesso imediato, com um aumento de 90% de público em 1988 (266.436) em relação ao ano anterior (140.000).

Devido ao afastamento geográfico da Austrália, poucos jogadores estrangeiros entraram neste torneio no início do século XX. Na década de 1920, a viagem de navio da Europa para a Austrália demorava cerca de 45 dias. Os primeiros tenistas que vieram de barco foram os jogadores da Copa Davis dos Estados Unidos, em novembro de 1946. Mesmo dentro do país, muitos jogadores não podiam viajar facilmente. Quando o torneio foi realizado em Perth, ninguém de Victoria ou New South Wales cruzou de trem, uma distância de cerca de 3.000 quilômetros entre as costas leste e oeste. Em Christchurch (Nova Zelândia), em 1906, de um pequeno campo de 10 jogadores, apenas dois australianos compareceram e o torneio foi vencido por um neozelandês.

Os primeiros torneios do Campeonato da Australásia sofreram com a competição dos outros torneios da Australásia. Antes de 1905, todos os estados australianos e da Nova Zelândia tinham seus próprios campeonatos; o primeiro sendo organizado em 1880 em Melbourne e denominado Campeonato da Colônia de Victoria (mais tarde Campeonato de Victoria).

Naqueles anos, os dois melhores jogadores – o australiano Norman Brookes (que empresta agora seu nome à copa individual masculina) e o neozelandês Anthony Wilding – quase não jogaram este torneio. Brookes participou uma vez e venceu em 1911, e Wilding entrou e venceu a competição duas vezes (1906 e 1909). Suas reuniões no Campeonato Vitoriano (ou em Wimbledon) ajudaram a determinar os melhores jogadores da Australásia. Mesmo quando o Campeonato da Australásia foi realizado em Hastings, Nova Zelândia, em 1912, Wilding, embora três vezes campeão em Wimbledon, não voltou ao seu país. Era um problema recorrente para todos os jogadores da época. Brookes foi à Europa apenas três vezes, onde alcançou a Rodada do Desafio de Wimbledon uma vez e venceu Wimbledon duas vezes. Assim, muitos jogadores nunca haviam disputado os campeonatos australianos amadores ou abertos: os irmãos Doherty, William Larned, Maurice McLoughlin, Beals Wright, Bill Johnston, Bill Tilden, René Lacoste, Henri Cochet, Bobby Riggs, Jack Kramer, Ted Schroeder, Pancho Gonzales, Budge Patty e outros, enquanto Brookes, Ellsworth Vines, Jaroslav Drobný, vieram apenas uma vez. Mesmo nas décadas de 1960 e 1970, quando viajar era menos difícil, jogadores importantes como Manuel Santana, Jan Kodeš, Manuel Orantes, Ilie Năstase (que só foi uma vez, aos 35 anos) e Björn Borg raramente ou nunca apareciam.

Começando em 1969, quando o primeiro Australian Open foi realizado nas quadras de Milton em Brisbane, o torneio foi aberto a todos os jogadores, incluindo profissionais que não tinham permissão para jogar o circuito tradicional. No entanto, com exceção dos torneios de 1969 e 1971, muitos dos melhores jogadores perderam este campeonato até 1982, por causa do afastamento, das datas inconvenientes (perto do Natal e Ano Novo) e da baixa premiação em dinheiro. Em 1970, a Liga Nacional de Tênis de George MacCall, que contava com Rod Laver, Ken Rosewall, Andrés Gimeno, Pancho Gonzales, Roy Emerson e Fred Stolle, impediu seus jogadores de entrar no torneio porque as garantias eram insuficientes. Arthur Ashe foi o vencedor do torneio.

Em 1983, Ivan Lendl, John McEnroe e Mats Wilander entraram no torneio. Wilander ganhou o título de simples e as duas competições de simples da Copa Davis na derrota da Suécia para a Austrália em Kooyong pouco depois.

Após o Australian Open de 1983, a Federação Internacional de Tênis levou a Lawn Tennis Association da Austrália a mudar o local do torneio, porque o estádio Kooyong era então inadequado para servir a um evento tão grande. Em 1988, o torneio foi realizado pela primeira vez no Flinders Park (mais tarde renomeado Melbourne Park). A mudança do local também levou a uma mudança da superfície da quadra de grama para uma quadra rápida conhecida como Rebound Ace. Mats Wilander foi o único jogador a vencer o torneio em quadras de grama e rápidas/duras.

Em 2008, após ser usado por 20 anos, o piso Rebound Ace foi substituído por uma superfície de acrílico acolchoada de ritmo médio conhecido como Plexicushion Prestige. Roger Federer e Serena Williams são os únicos jogadores a vencer o Aberto da Austrália tanto no Rebound Ace quanto no Plexicushion Prestige. Os principais benefícios da nova superfície são melhor consistência e menor retenção de calor por causa de uma camada superior mais fina. Essa mudança foi acompanhada por mudanças nos pisos de todos os torneios que antecederam o Australian Open. A mudança foi polêmica por causa da semelhança do novo piso com o DecoTurf, utilizado pelo US Open.

Antes da era do estádio Melbourne Park, as datas dos torneios também oscilavam, em particular nos primeiros anos por causa do clima de cada local ou eventos excepcionais. Por exemplo, o torneio de 1919 foi realizado em janeiro de 1920 (o torneio de 1920 foi disputado em março) e o torneio de 1923 em Brisbane ocorreu em agosto, quando o tempo não estava muito quente e úmido. Depois o primeiro torneio de 1977 foi realizado entre dezembro de 1976 e janeiro de 1977, os organizadores optaram por adiar o próximo torneio alguns dias, então um segundo torneio de 1977 foi disputado (terminou em 31 de dezembro), mas não conseguiu atrair os melhores jogadores. De 1982 a 1985, o torneio foi disputado em meados de dezembro. Então, decidiu-se mover o próximo torneio para meados de janeiro (janeiro de 1987), o que significava que não havia torneio em 1986.

Desde 1987, a data do Australian Open não mudou. No entanto, alguns jogadores importantes, incluindo Roger Federer e Rafael Nadal, disseram que o torneio é realizado muito cedo após os feriados de Natal e Ano Novo, evitando assim que os jogadores alcancem sua melhor forma, e expressaram o desejo de transferi-lo para fevereiro. Essa mudança, no entanto, moveria o torneio para fora do período de férias escolares de verão, potencialmente impactando os números de público.

Em 2008, as autoridades de Nova Gales do Sul deixaram claro seu desejo de oferecer os direitos de hospedagem do torneio assim que o contrato de Melbourne expirasse em 2016. A proposta encontrou uma resposta contundente de Wayne Kayler-Thomson, chefe do Conselho da Indústria de Eventos Vitoriana, que declarou “decepcionante que Nova Gales do Sul não consiga ser original para buscar seus próprios eventos em vez de tentar canibalizar outras cidades australianas”.

A perspectiva de mudar o torneio é improvável, já que nos anos seguintes o recinto do Melbourne Park foi atualizado com instalações aprimoradas para jogadores e espectadores. Notavelmente, um teto retrátil foi colocado sobre a Margaret Court Arena, tornando o Open o primeiro dos quatro Grand Slams a ter tetos retráteis disponíveis em três de suas quadras de exibição. As instalações dos tenistas e as administrativas, bem como os pontos de acesso para os espectadores, foram melhorados e o local do torneio expandiu sua presença do Melbourne Park para a vizinha Birrarung Marr. Espera-se que uma quarta grande sala de espetáculos, com capacidade para 5.000 pessoas, seja concluída nos próximos anos.

Em dezembro de 2018, os organizadores do torneio anunciaram que o Australian Open seguiria os exemplos dados por Wimbledon e pelo US Open e introduziria desempates nas partidas finais de individuais masculinos e femininos. Ao contrário de Wimbledon e do US Open, que iniciam tie-breaks convencionais em jogos 12/12 e 6/6, respectivamente, o Australian Open utiliza uma forma de desempate que consiste na realização de um super tiebreak de até dez pontos quando o último set (terceiro para mulheres e quinto dos homens) estiver empatado por 6/6.

Em 2019, os organizadores do torneio decidiram substituir o fabricante oficial da quadra pelo GreenSet, mantendo a icônica quadra dura de acrílico com almofada azul. Seu uso começou em 2020.

Cobertura Televisiva #

De 1973 a 2018, a Seven Network foi a emissora anfitriã do Aberto da Austrália. Em março de 2018, foi anunciado que a Nine Network havia adquirido os direitos do torneio a partir de 2020, por um período de cinco anos. Posteriormente, a rede também comprou os direitos do torneio de 2019. Os direitos de transmissão do Open são lucrativos no país, já que ocorre perto do final da temporada de não audiência de verão – o que dá à emissora oportunidades de promover sua próxima programação.

Na Europa, o torneio é transmitido pela Eurosport. Outras emissoras na região incluem a BBC no Reino Unido, SRG na Suíça, NOS na Holanda e RTS na Sérvia. No Reino Unido, a BBC interrompeu sua cobertura ao vivo do torneio de 2016 apenas um mês antes do início devido a cortes no orçamento, deixando a Eurosport como a emissora ao vivo exclusiva. Em outros lugares, beIN Sports transmite para o Oriente Médio e Norte da África, e SuperSport na África Subsaariana. Nos Estados Unidos, o torneio é transmitido pela ESPN2, ESPN3 e pelo Tennis Channel. Os jogos do campeonato são transmitidos ao vivo pela ESPN. Enquanto é transmitido pela ESPN International na América Central e Latina. É transmitido pela TSN no Canadá.

Na região da Ásia-Pacífico, o torneio é transmitido em cinco redes de televisão na China, incluindo a emissora nacional CCTV, as redes provinciais Beijing TV, Shanghai TV e Guangdong TV e a Star Sports em inglês, bem como online na IQIYI Sports. Em outras partes da região, é transmitido no Japão pela emissora nacional NHK e pela rede de TV paga WOWOW. No subcontinente indiano, o torneio é transmitido desde 2015 pela Sony Six e, no resto da Ásia, é transmitido pela Fox Sports Asia até 2021.


Wiki tenis.com.br