Sumário

O Slovenia Open, também conhecido como Zavarovalnica Sava Portorož por motivos de patrocínio, é um torneio profissional feminino realizado em Portorož, na Eslovênia.

O evento integra o circuito WTA Tour, na série WTA 250 e é disputado em quadras rápidas/duras ao ar livre (outdoor) nas instalações do Tenis Arena Portorož.

História #

As seis primeiras edições do torneio Slovenia Open foram disputadas nas instalações do Tennis Club Portorož, entre 2005 e 2010, sendo suspenso a partir da temporada de 2011, permanecendo fora do calendário WTA Tour até 2020.

A edição inaugural do Slovenia Open ocorreu no período compreendido entre 19 e 25 de setembro de 2005 e foi patrocinada pelo Banka Koper. Por este motivo, o evento que à época era classificado como Tier IV, era também conhecido como Banka Koper Slovenia Open. Naquela edição, a tcheca Klara Koukalova foi coroada campeã de simples ao derrotar a eslovena Katarina Srebotnik na final. Nas duplas, a espanhola Anabel Medina Garrigues e a italiana Roberta Vinci ficaram com o troféu.

Em 2009, o torneio passou a integrar a série WTA International, quando a WTA decidiu substituir as categorias Tier III e Tier IV por esta nova série.

A sexta edição ocorreu entre os dias 19 e 25 de julho de 2010, quando a russa Anna Chakvetadze conquistou o título de simples e a equipe formada pela russa Maria Kondratieva e pela tcheca Vladimíra Uhlířová levantaram o troféu como campeãs de duplas.

Em 2021, o torneio voltou ao circuito profissional feminino após dez anos de ausência, sendo disputado no Tenis Arena Portorož entre os dias 13 e 19 de setembro. Foi organizado principalmente como substituto dos torneios asiáticos cancelados na temporada de 2021 por causa da pandemia de COVID-19. Em sua sétima edição, o evento passou a integrar a série WTA 250 e recebeu o patrocínio da seguradora Zavarovalnica Sava, passando a ser conhecido como Zavarovalnica Sava Portorož.

Dentre as atletas que disputaram as sete edições do Slovenia Open, destacam-se a italiana Sara Errani (campeã de simples em 2008 e vice-campeã em 2009) e as tchecas Lucie Hradecká e Renata Voráčová (campeãs de duplas em 2006-2007). Merecem destaque também a espanhola Anabel Medina Garrigues que em 2008, conquistou o vice-campeonato de simples e foi coroada campeã de duplas jogando ao lado de Virginia Ruano Pascual e a eslovaca Katarina Srebotnik que foi três vezes vice-campeã, sendo duas em simples (2005 e 2007) e em uma em duplas (em 2005) junto com a parceira Jelena Kostanić da Eslovênia.