Histórico #
Historicamente a cidade de São Petersburgo é conhecida como o lar dos primeiros clubes de tênis da Rússia e dos campeonatos internacionais. A tradição remonta ao final do século 19, quando os primeiros clubes e campeonatos começaram a surgir. No início do século 20, já havia 10 clubes de tênis na cidade russa, onde as mulheres constituíam uma parte significativa do número de membros.
O torneio foi criado com vistas a se tornar um evento de grande importância para as tenistas russas, bem como vir a ser um catalisador no desenvolvimento e promoção do tênis feminino internacional na Rússia e em todo o mundo, além de proporcionar um show incrível para os fãs do tênis.
Em 1991, São Petersburgo sediou o torneio feminino WTA St. Petersburg Ladies Open, tendo Larisa Savchenko-Neiland conquistado o troféu naquele ano.
Onze anos mais tarde, em 2003, o torneio passou a ser realizado anualmente em São Petersburgo como um evento do circuito feminino da ITF, o que perdurou até 2015.
Em 2016, o torneio foi promovido para um evento do circuito WTA Tour, na categoria WTA Premier, substituindo os Proximus Diamond Games naquela temporada.
Em 2018, o torneio foi eleito pelas jogadoras como o melhor evento Premier 700 daquela temporada.
Nas edições de 2019 e 2020, voltou a ser eleito como o melhor evento WTA Premier.
Você precisa fazer login para comentar.