A Hopman Cup foi um torneio internacional de tênis de quadra dura coberta por oito equipes que contou com times mistos em um sistema do tipo país contra país. Foi realizada em Perth, Austrália Ocidental, no início de janeiro (às vezes começando no final de dezembro) de cada ano entre 1989 e 2019. Foi substituída no calendário em 2020 pela ATP Cup, um novo evento ATP, mas a International Tennis Federation (ITF) informa que pretende retornar o evento em 2021 e atualmente está em busca de um novo local.
O campeonato foi batizado em homenagem a Harry Hopman (1906–1985), um tenista e técnico australiano que conquistou 15 títulos da Copa Davis para o país entre 1938 e 1969. Desde a sua criação em 1989, a Hopman Cup foi frequentada todos os anos pela viúva de Hopman, sua segunda esposa Lucy, que viajou dos Estados Unidos até o torneio.
O torneio foi um evento oficial no calendário da International Tennis Federation (ITF) mas, embora os resultados dos tenistas na categoria simples fossem computados, eles não eram considerados partidas oficiais da ATP ou incluídas no cálculo das classificações ATP ou WTA. A competição recebeu extensa cobertura de televisão na Austrália e foi um importante torneio de preparação para o Australian Open que é tradicionalmente disputado no mês de janeiro, como parte da série do Australian Open.
A equipe vencedora recebia um troféu perpétuo da taça de prata e, ao longo de 2013, os membros da equipe vencedora receberam troféus individuais distintos na forma de uma bola de tênis projetada e criada por Brinkhaus Jewelers incrustados com diamantes da mina de diamantes Argyle na região de Kimberley, na Austrália Ocidental . Em 2014 e 2015, os troféus individuais foram criados na forma de uma intrincada raquete de tênis e bolinha incrustada de diamantes, usando pouco menos de uma onça de ouro branco, amarelo e rosa de 18 quilates e aproximadamente meia onça de diamantes argyle rosa. Esses troféus estão avaliados em US $ 26.000.
Formato #
Ao contrário de outros grandes torneios internacionais de tênis por equipes, como a Copa Davis e a Fed Cup, que são apenas para homens ou mulheres, a Hopman Cup foi uma competição mista em que jogadores masculinos e femininos estavam em times mistos e representavam seus países. Os jogadores foram convidados a participar sem que os treinadores nacionais estivessem envolvidos na seleção das equipes.
Oito países eram escolhidos anualmente para competir na Copa Hopman. A última equipe podia ser decidida por play-offs entre várias nações antes do início da competição. Para a Copa Hopman de 2007, no entanto, isso não ocorreu, devido ao Torneio de Qualificação Asiático que classificou a oitava equipe.
Cada equipe era composta por um jogador e uma jogadora. Cada confronto entre duas equipes no campeonato consistia em uma partida feminina na categoria simples, uma partida masculina também no simples e uma partida de duplas mistas.
As oito equipes competindo eram separadas em dois grupos de quatro (com duas equipes sendo designadas como cabeças-de-chave) e se enfrentavam contra cada uma das outras três equipes em seu grupo em um formato Round Robin. As equipes cabeças-de-chave garantiam que cada grupo tivesse um nível aproximadamente semelhante. A melhor equipe de cada grupo se reunia em uma final para decidir os campeões.
Se algum tenista se machucasse, outro tenista de classificação inferior daquela nação poderia ser o substituto.
Organização #
A partir de 2014, o diretor do torneio da Hopman Cup passou a ser Paul Kilderry, após a renúncia de Steve Ayles. Anteriormente, o ex-tenista australiano Paul McNamee, que desempenhou um papel fundamental na fundação do campeonato, era o diretor do torneio.
Histórico #
Até 2012, a Hopman Cup foi disputada no Burswood Dome. De 2013 a 2019, foi disputada na Arena de Perth.
A Hopman Cup de 2005/06 foi o primeiro torneio de tênis de nível de elite em que o sistema de desafios foi introduzido, permitindo aos jogadores desafiarem as calls (quando o juiz de cadeira declara bola fora) semelhante aos torneios de quadra de saibro. As jogadas desafiadas eram imediatamente analisadas em um grande monitor usando a tecnologia Hawk-Eye.
A 20ª Copa Hopman, em 2008, era para ser a última realizada no Burswood Dome, no entanto, foi prorrogada até 2012, quando a nova Arena de Perth estava prestes a ser concluída.
Em 2019, para a 31ª edição do torneio, uma multidão recorde de 14.064 pessoas testemunhou a partida da Hopman Cup 2019 entre os Estados Unidos e a Suíça. Este também foi o maior comparecimento a uma partida de tênis na história da Austrália Ocidental.
Roger Federer foi o jogador individual de maior sucesso na história da Hopman Cup, com 3 títulos. Ele e Belinda Bencic foram os primeiros a defender com sucesso o título, tendo-o conquistado no ano anterior.