O ATP Challenger Tour, conhecido até o final de 2008 como ATP Challenger Series, é uma série de torneios internacionais de tênis profissional masculino.
Os eventos do Challenger Tour são o segundo nível mais alto de competição de tênis, atrás do ATP Tour. Os torneios Futuros no Circuito Masculino da ITF são o terceiro e o quarto níveis da competição internacional de tênis profissional.
O ATP Challenger Tour é administrado pela Association of Tennis Professionals (ATP). Os atletas que obtiverem sucesso no ATP Challenger Tour ganham pontos de classificação suficientes para acessar o sorteio principal ou o sorteio de qualificação nos torneios ATP. Os tenistas do Challenger Tour são geralmente jovens que procuram avançar em suas carreiras, aqueles que não conseguem se qualificar para eventos ATP ou ex-jogadores ATP que procuram voltar ao torneio.
Histórico dos Torneios Challenger #
Os primeiros torneios Challenger foram realizados em 1978, com dezoito eventos. Dois foram realizados na primeira semana em 8 de janeiro, uma em Auckland e outra em Hobart. Os próximos torneios foram realizados um de cada vez, começando em 18 de junho e terminando em 18 de agosto nas seguintes localidades dos Estados Unidos, respectivamente: Shreveport, Birmingham, Asheville, Raleigh, Hilton Head, Virginia Beach, Wall, Cape Cod e Lancaster.
Os torneios continuaram após um hiato de um mês com dois iniciados em 24 e 25 de setembro, um em Tinton Falls, New Jersey e outro em Lincoln, Nebraska, respectivamente. Na semana seguinte, um evento foi disputado em Salt Lake City, depois dois em Tel Aviv, Israel e San Ramon, Califórnia, e um na semana seguinte em Pasadena, também na Califórnia. Um evento final foi disputado um mês depois em Kyoto, Japão. Em comparação, a programação de 2008 viu 178 eventos disputados em mais de 40 países.
Prêmiação e Pontos #
Os torneios Challenger oferecem prêmios variados em dinheiro, que, junto com o fato de o torneio oferecer ou não hospitalidade (alimentação e hospedagem) aos jogadores, determina o número de pontos que um jogador obtém por vencer cada partida.
A hospitalidade eleva a distribuição de pontos em um nível e os pontos para o vencedor geral variam de 80 pontos para um torneio com premiação de US$ 40.000 a 125 pontos para um torneio com prêmios de US$ 220.000 que ofereça hospitalidade. Em contraste, os torneios de nível ATP oferecem prêmios em dinheiro de $ 400.000 a mais de $ 6 milhões e pontos para os vencedores gerais de 250 a 1500.
Como referência, as classificações dos tenistas no ranking ATP são baseadas nos pontos acumulados nas 52 semanas anteriores. A partir de fevereiro de 2016, um tenista que ganhou 550 pontos nas últimas 52 semanas passou a ser classificado logo abaixo da 100ª posição. Alcançando 250 pontos sua posição no ranking será logo abaixo do 200º colocado, enquanto com 100 pontos ele chegará à 425º colocação, e 50 pontos o colocam logo abaixo do 600º colocado. Assim, os pontos de classificação ganhos em Challengers podem ajudar um jogador com a classificação baixa a subir no ranking rapidamente.
Qualidade do tenista #
Os tenistas geralmente têm sucesso nos torneios Futuros do Circuito Masculino da ITF antes de competir nos Challengers. Devido à pontuação e aos prêmios mais baixos oferecidos , a maioria dos jogadores em um Challenger tem classificação no ranking mundial entre a 100ª e a 500ª posição.
Uma exceção acontece durante a segunda semana de um torneio Grand Slam, quando os 100 melhores jogadores que já perderam no Slam tentam entrar como wild card (em português, curinga) em um torneio Challenger.
Recordes #
Lu Yen-hsun, de Taipei, venceu 29 títulos ATP Challenger Tour, conferindo a ele o recorde de atleta com o maior número de títulos na categoria de simples. Já o croata Ivo Karlovic tornou-se o tenista de maior idade a conquistar um título Challenger, vencendo o Calgary National Bank Challenger em 2018 aos 39 anos e 7 meses.
Você precisa fazer login para comentar.