Sumário

O Sardegna Open é um torneio de tênis masculino do circuito ATP Tour, categoria ATP 250, disputado em quadras de saibro ao ar livre (outdoor).

O torneio conta com a participação de 28 jogadores nas chaves de simples (sendo 24 admitidos diretamente e outros quatro que se classificam disputando um torneio prévio – denominado qualifying)  e 16 equipes nas chaves de duplas.  Os quatro primeiros cabeças-de-chave de simples iniciam a competição na segunda rodada (recebem um bye).

História #

Devido à pandemia COVID-19 em 2020, a Association of Tennis Professionals (ATP), juntamente com os organizadores individuais, foi forçada a cancelar vários torneios e a reprogramar progressivamente o calendário, adicionando também datas novas e não publicadas.

Em 10 de setembro de 2020, a ATP anuncia a inclusão de quatro novas datas com eventos da série ATP 250: em Colônia, no Cazaquistão e um novo torneio na Sardenha, no Forte Village em Pula (um resort que já hospeda um torneio juvenil da ITF) a ser disputado a partir de outubro.

O campeonato ATP 250 estreou em outubro de 2020 como uma resposta à pandemia COVID-19 para aumentar as oportunidades de ganhos para os jogadores e fornecer oportunidades de entretenimento para os fãs.

Na edição de 2021, o evento recebeu uma licença de um ano para realização na primeira semana de abril no Tennis Club Cagliari em Cagliari, Sardenha – Itália, coincidindo com a primeira semana da temporada europeia em saibro.

O campeonato foi o primeiro evento da elite do tênis mundial que a Sardenha recebeu. Até então, apenas o Campeonato Internacional da Sardenha era realizado no Cagliari Tennis Club no período compreendido entre os anos 2000 e 2005 e o torneio Olbia Challenger no período compreendido entre os anos de 1996 e 2005, ambos pertencentes ao circuito ATP Challenger Tour.