O Istanbul Challenger, também conhecido como Amex-Istanbul Challenger por razões de patrocínio, é um torneio de tênis profissional disputado em quadras rápidas/duras. Atualmente faz parte do ATP Challenger Tour.
É realizado anualmente em Istambul, Turquia há 70 anos. Cerca de 50 tenistas do Top 200 no Ranking ATP participam do torneio todos os anos.
Histórico #
Criado com o nome de Torneio de Tênis de Istambul, o Istanbul Challenger é um evento esportivo internacional único que acontece na Turquia desde 1946.
O Akbank Private Banking – TED Open Tennis Tournament, que foi organizado em 2003, foi premiado pela ATP com o “2003 Challenger Award”, prêmio que distingue o torneio de maior sucesso entre 129 eventos da mesma categoria.
Em 2004 o torneio repetiu o mesmo sucesso, mas o torneio foi homenageado com uma carta desta vez por causa da política da ATP de conceder a premiação Challenger para um mesmo torneio em edições consecutivas.
Durante sua existência, o Istanbul Challenger contou com a participação de grandes estrelas do tênis mundial, como Fabrice Santoro, Ivo Karlovic, Mario Ancic, Garcia Lopez, Phillip Kohlschreiber, Richard Gasquet, Robin Söderling, Thomas Berdych e Nikolay Davydenko.
O Torneio #
O Istanbul Challenger é um torneio onde passaram muitas das estrelas mundiais do tênis. Serve, também, como catalisador das carreiras de tenistas turcos e, por isso, é a principal organização que trabalha para elevar o tênis turco à classe mundial.
O torneio possui chaves de simples e de duplas onde são disputados 74 jogos em três sets, durante oito dias, incluindo rodada de qualificação, chaves principais e duplas.
Cada conjunto tem uma regra de desempate. Cerca de 3.000 bolas são usadas no torneio. Até as quartas de final entre quatro e sete árbitros de linha são alocados em cada jogo, além de três a cinco coletores de bola.
No mínimo cinco árbitros estrangeiros trabalham no torneio a cada ano. Dentre estes, o Istanbul Challenger registrou em sua história recente grandes árbitros principais, como Lars Graff, Mohammed Lahyani e Carlos Sanches.
Você precisa fazer login para comentar.