quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Descrição #

WTA Tour

Fundada por Billie Jean King em 1973 com base no princípio de oportunidades iguais para mulheres nos esportes, a Women’s Tennis Association (WTA) é a líder global no esporte profissional feminino com mais de 1.650 jogadores representando 84 nações competindo por um recorde de $ 180 milhões em prêmios em dinheiro.

WTA Tour #

WTA Tour  é a denominação dada ao circuito de tênis profissional organizado pela WTA.

Em 2019, o WTA Tour foi assistido por uma audiência global recorde de 700 milhões. Já em 2020 o WTA Tour incluiu 55 eventos e quatro Grand Slams, abrangendo seis continentes e 29 países e regiões. A temporada culmina com o Shiseido WTA Finals Shenzhen, oferecendo um prêmio total de US$ 14 milhões e homenageando os melhores jogadores de simples e duplas da temporada. O site oficial do circuito é encontrado em inglês nesse link: www.wtatennis.com

História #

Em 1970, Gladys Heldman (então diretora da revista World Tennis), com o objetivo de gerar maiores oportunidades para as mulheres no esporte e defender seus interesses, já que até então os prêmios e oportunidades femininos eram reduzidos a uma fração dos masculinos, começa uma série de competições femininas, as chamadas Nove Jogadoras Originais, aceitam segui-la nesse projeto: Billie Jean King, Rosie Casals, Nancy Richey, Kerry Melville, Peaches Bartkowicz, Kristy Pigeon, Judy Dalton, Valerie Ziegenfuss e Julie Heldman. Pouco tempo depois, Billie Jean King cria a WTA reforçando a defesa dos interesses das mulheres no esporte e também como forma de englobar o maior número possível de torneios femininos em uma mesma organização.

A organização que assinou seu primeiro contrato de transmissão para a televisão com a CBS em 1974, transformou-se na líder mundial de tênis feminino profissional com mais de 1.650 jogadores representando 84 países competindo por um recorde de US$ 180 milhões em prêmios em dinheiro. A competição alcançou em 2009, um recorde de audiência global: 700 milhões de espectadores.

Ranking #

A categoria teve seus rankings criados ainda no final de 1975. No decorrer do tempo eles foram Informatizados e são publicados semanalmente.

A contagem de pontos se dá em cada ranking, onde cada atleta acumula pontos com base nos dezessete melhores torneios que disputou ao longo das últimas 52 semanas. Os pontos vão caindo gradativamente no próximo período, dependendo do número de pontos a defender e os novos a serem conquistados. A classificação de uma jogadora se dá no máximo em 16 torneios de simples e 11 de duplas, recebendo pontos de acordo com sua colocação final nesses eventos. A base de cálculo para a pontuação inclui os torneios que mais oferecem pontos, incluindo os Grand Slam, Premier Mandatory e os de fim de temporada. Além disso, os dois melhores resultados em Premier 5 contam para jogadoras classificadas dentro do top 20. Os pontos também podem ser obtidos em certos torneios da Federação Internacional de Tênis (ITF), abaixo de Tier IV.

Torneios #

Existem diferentes categorias de torneios no circuito WTA. São eles em ordem de importância: Os quatro torneios do Grand Slam, o Masters de tênis Feminino no final da temporada, que inclui as oito ou dezesseis melhores jogadoras da temporada e distribui prêmios, os torneios da categorias, que, a partir de 2009 passaram a ser divididos em Premier Mandatory com quatro torneios : Indian Wells, Miami, Madrid e Pequim, Premier 5 com cinco torneios : Dubai, Roma, Cincinnati, Montreal/Toronto e Tóquio e o Premier com dez torneios; Torneios Internacionais com trinta e um torneios, além de torneios internacionais diversos realizados no fim da temporada com as melhores jogadoras.


Wiki tenis.com.br