O Canadian Open, também conhecido como Canada Masters, apelidado de Rogers Cup e apresentado pelo National Bank, é um torneio anual de tênis realizado no Canadá. O segundo torneio mais antigo em todo o tênis (atrás apenas de Wimbledon), a competição masculina é um evento Masters 1000 no ATP Tour, e a competição feminina é um torneio WTA 1000 no WTA Tour. A competição é disputada em quadras rápidas/duras ao ar livre (outdoor).

Os eventos se alternam ano a ano entre as cidades de Montreal e Toronto. Desde 2011, nos anos pares, o torneio masculino é realizado em Montreal, enquanto o torneio feminino é realizado em Toronto, e vice-versa nos anos ímpares.

Antes disso, eles eram realizados em semanas separadas no período de julho a agosto; agora as duas competições são realizadas na mesma semana de agosto. O torneio de Toronto é realizado no Aviva Centre e o torneio de Montreal é realizado no IGA Stadium.

Histórico #

O torneio masculino começou em 1881 e foi realizado no Toronto Lawn Tennis Club, enquanto a competição feminina foi realizada pela primeira vez em 1892. Dos principais torneios de tênis do mundo hoje, apenas Wimbledon existe há mais tempo.

Antes de 1968, o torneio era conhecido como Campeonato Nacional Canadense. Entre 1970 e 1989, foi um grande evento do Grand Prix Tennis Tour como parte do Grand Prix Super Series entre 1972-1973, 1978-1989. O torneio foi patrocinado por vários anos por marcas de tabaco. Na década de 1970, a Rothmans International foi o principal patrocinador, seguida pela Player’s Limited na década de 1980 e, em seguida, pela Du Maurier de 1997 a 2000. No entanto, a legislação federal canadense entrou em vigor proibindo a publicidade de tabaco. Rogers Communications, uma empresa canadense de comunicação e mídia, assumiu como o novo patrocinador da apresentação.

História Recente #

Em 1989, dois tenistas canadenses, Grant Connell e Andrew Sznajder, chegaram às quartas de final do evento. Eles foram eliminados por Ivan Lendl e Andre Agassi nessa rodada. Lendl derrotou Agassi nas semifinais e John McEnroe nas finais daquela edição. Lendl é o jogador individual de maior sucesso do torneio, chegando à final nove vezes e ganhando o título em 1980, 1981, 1983, 1987, 1988 e 1989.

Em 1995, Andre Agassi e Pete Sampras se enfrentaram na final, a terceira das quatro vezes que os dois melhores jogadores masculinos se enfrentariam naquele ano, após o Australian Open e o Indian Wells Masters. A vitória de Agassi no torneio o ajudou a recuperar o primeiro lugar no ranking ATP, que ele perdeu para Sampras depois que eles se enfrentaram novamente no US Open.

Em 2004, o torneio passou a fazer parte do US Open Series, na preparação para o torneio US Open do Grand Slam. O torneio feminino foi transferido para um pouco antes do torneio US Open do Grand Slam. Consequentemente, jogadores importantes como Venus e Serena Williams e Maria Sharapova frequentemente desistiam do torneio no último minuto para descansar para o próximo US Open. Em 2009, a CEO da WTA, Stacey Allaster, implementou regras que reclassificaram o evento feminino como Premier 5 e as regras da WTA exigiam que cada jogador entre os 10 primeiros no final de 2008 participasse de pelo menos quatro torneios Premier 5 na temporada de 2009, sob pena de multas ou perda de pontos de classificação. Consequentemente, 19 das 20 melhores jogadoras participaram do sorteio da Copa Rogers de 2009. A ATP, por sua vez, determinava a participação no torneio masculino, como um evento da série de “nível 1000“.

A partir de 2011, os torneios masculino e feminino da Rogers Cup foram realizados na mesma semana, acabando com o torneio posterior, considerado muito próximo do Aberto dos Estados Unidos. As rodadas correspondentes das partidas masculinas e femininas são realizadas no mesmo dia, com um intervalo de duas horas para evitar conflitos de transmissão.

Ao final da temporada 2020, a Wommen’s Tennis Association (WTA) apresentou sua nova identidade corporativa e anunciou que os torneios da temporada 2021 em diante teriam nova classificação e nomenclatura. Desta forma, o Canadian Open passou a ser classificado como um dos torneios da série WTA 1000.


Wiki tenis.com.br