Emilia-Romagna Open

Sumário

O Emilia-Romagna Open é um torneio de tênis masculino e feminino disputado em quadras de saibro ao ar livre (outdoor) na cidade de Parma, no norte da Itália. O torneio masculino faz parte do circuito ATP Tour na série ATP 250, enquanto o torneio feminino integra o circuito WTA Tour na série WTA 250.

O evento WTA 250 tem lugar no Tennis Club Parma enquanto o campeonato ATP 250 é disputado nas dependências do Tennis Club President Montechiarugolo.

O Emilia-Romagna Open foi estrategicamente agendado para meados do mês de maio para que o evento funcione como prólogo do torneio Roland Garros.

História #

A região da Emilia-Romagna era berço de três torneios do circuito ATP Challenger Tour, respectivamente um Challenger 80 em Parma, um Challenger 100 em Forlì e um 125 em Montechiarugolo.

Com a experiência adquirida pelas entidades gestoras do tênis na região da Emilia-Romagna e com a colaboração da empresa MEF Tennis Events, especializada em marketing e comunicação no setor do tênis profissional e, mais especificamente, na criação de eventos desportivos, vislumbrou-se a oportunidade da realização de um torneio masculino e feminino dos circuitos profissionais.

Assim, com o apoio da Região Emilia-Romagna, do Tennis Club Parma e do Tennis Club President of Montechiarugolo, bem como contando com o endosso do ex-nº5 do mundo Tommy Robredo e o do tenista americano Frances Tiafoe, foram feitas gestões junto à WTA e à ATP que decidiram pela realização do evento combinado em 2021, com uma licença de um ano.

A primeira edição foi programada para o período compreendido entre os dias 16 a 29 de maio de 2021, sendo o torneio WTA 250 disputado entre 16 e 22 de maio e o evento ATP 250 realizado entre 23 e 29 de maio de 2021.

A divulgação do torneio ocorreu em evento virtual realizado em abril de 2021 que contou com a participação do presidente da Região da Emília-Romanha, Stefano Bonaccini, do presidente do MEF Tennis Events, Marcello Marchesini, do diretor do Tennis Club President Montechiarugolo, Fábio Rossi, do chefe da secretaria de política da Giunta, Giammaria Manghi, do prefeito de Montechiarugolo, Daniele Friggeri, e do vice-prefeito de Parma, Marco Bosi.