O ATP Tour (conhecido como ATP World Tour de janeiro de 2009 até dezembro de 2018) é o nome dado ao circuito mundial de tênis de primeira linha para homens organizado pela Association of Tennis Professionals (ATP). O circuito de segundo nível é o ATP Challenger Tour e o de terceiro nível é o ITF Men’s Circuit (em português Circuito Masculino da ITF).

Torneios ATP Tour #

O ATP Tour compreende as categorias de torneios ATP Masters 1000, ATP 500 e ATP 250.

A ATP também supervisiona o ATP Challenger Tour, e o ATP Champions Tour para seniors. Já os torneios Grand Slam, uma pequena parte do torneio olímpico de tênis, a Copa Davis e os torneios de nível introdutório Futures não estão sob os auspícios da ATP, são supervisionados pela ITF e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) – para as Olimpíadas. Apesar disso, nestes eventos são atribuídos pontos válidos para o ranking ATP (com exceção das Olimpíadas).

Os torneios ITF Satellite de quatro semanas foram interrompidos em 2007. Jogadores e duplas com mais pontos no ranking (coletados durante o ano civil) jogam no torneio de final de temporada ATP Finals, que, de 2000 a 2008, foram realizados em conjunto com o Federação Internacional de Tênis (ITF).


Wiki tenis.com.br Fonte: Wikipedia