Chicago Women’s Open

Sumário

O Chicago Women’s Open é um torneio de tênis profissional feminino integrante do circuito WTA Tour na série WTA 250. É disputado em quadras rápidas/duras ao ar livre (outdoor) no XS Tennis Village, em Chicago – Illinois nos Estados Unidos.

O torneio estreou no calendário anual WTA no mês de agosto de 2021, como integrante do Chicago Tennis Festival , um evento composto por três torneios de tênis feminino (sendo um da série WTA 125 e os dois últimos da categoria WTA 250) disputados nos meses de agosto e setembro, que marcaram a primeira vez desde 1997 que um torneio do circuito WTA Tour foi disputado na cidade de Chicago.

Histórico #

A edição inaugural do torneio Chicago Women’s Open ocorreu entre os dias 22 e 28 de agosto de 2021 e contou com a participação de 32 jogadoras nas chaves de simples e 16 equipes nas chaves de duplas. Os confrontos tiveram lugar no XS Tennis Village, um extenso complexo esportivo com mais de 50 mil metros quadrados, que conta com 15 quadras externas e 12 internas, além de uma academia e salas de aula.

O complexo, que está localizado em uma área da cidade habitada em sua maioria por pessoas de baixa renda, é administrado pela XS Tennis and Education Foundation (XSTEF), uma fundação local que tem como missão prover à juventude carente de Chicago o acesso à educação superior por meio de um programa de tênis comunitário e aprimoramento acadêmico.

Os lucros gerados pelo Chicago Women’s Open são revertidos para a financiar a Fundação e seus programas.

A primeira edição do WTA 250 de Chicago contou com grandes nomes do tênis feminino, como Elina Svitolina, Marketa Vondrousova, Maria Camila Osorio Serrano, Sorana Cirstea, Tamara Zidansek e a heptacampeã do Grand Slam, Venus Williams, que aos 41 anos de idade, foi a jogadora mais velha na chave de simples.