O Adelaide International é um torneio de tênis profissional outdoor disputado em quadras rápidas/duras em Adelaide – South Australia – Austrália, no Memorial Drive Tennis Centre. O torneio é realizado em janeiro e faz parte tanto do ATP Tour quanto do WTA Tour. O evento faz parte da preparação para o primeiro Grand Slam da temporada, o Australian Open.
Histórico #
A criação do Brisbane International em 2009 fez com que a cidade de Adelaide perdesse a oportunidade de sediar um evento preparatório ATP ou WTA para o Australian Open.
Nos dez anos seguintes, Adelaide sediou o World Tennis Challenge, um evento de exibição. A inauguração da competição multicidades ATP Cup, realizada na mesma época, resultou na extinção da Hopman Cup e na condensação de outros torneios, permitindo assim espaço suficiente no calendário para o Adelaide International.
Em fevereiro de 2019, o governo do estado australiano South Australia anunciou que construiria uma cobertura sobre o Memorial Drive Tennis Center, após fechar um contrato de cinco anos com a Tennis Australia para sediar o novo evento nas instalações atualizadas. De fato o torneio estreou sob a nova cobertura em 2020.
O novo torneio foi lançado no final daquele ano, com a então número quatro do mundo e bicampeã do Grand Slam, Simona Halep, sendo confirmada como a primeira jogadora a competir no 2020 Adelaide International. O russo Andrey Rublev venceu a edição inaugural da competição masculina. O novo torneio internacional é um evento WTA 500 e ATP 250 combinado.
A edição 2021 do Adelaide International foi exclusivamente feminina e foi transferida para Melbourne devido à pandemia COVID-19 ações estas adotadas como parte da atualização dos calendários ATP Tour e WTA Tour 2021. A polonesa Iga Swiatek conquistou o título e Belinda Bencic foi coroada vice-campeã. Em duplas, a paulista Luisa Stefani e a americana Hayley Carter ficaram com o vice-camperonato, enquanto a chilena Alexa Guarachi e a americana Desirae Krawczyk conquistaram o troféu como campeãs.
Você precisa fazer login para comentar.