Sumário

O Sofia Open é um torneio profissional masculino integrante do circuito ATP Tour na série ATP 250. É disputado em quadras rápidas/duras cobertas (indoor).

Foi realizado pela primeira vez como parte do ATP Tour no ano de 2016. O torneio acontece na Arena Armeec em Sofia, Bulgária.

História #

Entre os anos de 1980 e 1981, a capital da Bulgária sediou um torneio masculino homônimo, Sofia Open, à época afiliado ao extinto circuito Grand Prix Tennis. As duas edições do evento foram realizadas em Sofia e ambas foram disputadas em quadras cobertas com piso de carpete.

Em 1980 o sueco Per Hjertquist foi o campeão de simples, enquanto o americano Richard Meyer levantou o troféu no ano seguinte. Nas duplas o alemão ocidental Hartmut Kirchhübel e o austríaco Robert Reininger foram os vencedores em 1980 e, na segunda edição, foram coroados o alemão oriental Thomas Emmrich e tchecoslovaco Jiří Granát.

Em 2016 o Sofia Open retornou ao calendário anual da ATP, agora integrando o circuito ATP Tour na série ATP 250. Por razões de patrocínio, o evento recebeu a denominação principal 2016 Garanti Koza Sofia Open e foi disputado nas quadras rápidas/duras da Arena Armeec (onde permanece até o presente) de 01 a 07 de fevereiro. Em sua 1ª edição, o Sofia Open teve como campeões o espanhol Roberto Bautista Agut (em simples) e os holandeses Wesley Koolhof e Matwé Middelkoop (nas duplas).

Em 2017, ainda patrocinado pela companhia Garanti Koza, a 2ª edição do evento ocorreu no período compreendido entre os dias 05 e 12 de fevereiro e registrou como campeões o búlgaro Grigor Dimitrov e a dupla sérvia formada por Viktor Troicki e Nenad Zimonjić.

Na temporada de 2018, agora com novos patrocinadores, o Sofia Open passou a ser conhecido também como 2018 DIEMA XTRA Sofia Open e culminou com o bósnio Mirza Bašić como campeão de simples e os holandeses Robin Haase e Matwé Middelkoop como os grandes vencedores nas duplas.

Na quarta edição do evento ATP 250, o campeonato foi mantido em fevereiro, sendo disputado entre os dias 05 e 11. Ao final dos confrontos, emergiram como vencedores o russo Daniil Medvedev e, das duplas, o croata Nikola Mektić e o austríaco Jürgen Melzer.

Em 2020, o torneio foi originalmente agendado para o período entre 28 de setembro a 4 de outubro, mas devido à pandemia COVID-19, foi adiado para a segunda semana de novembro (entre os dias 08 ne 14). Naquele edição Jannik Sinner, da Itália e os britânicos Jamie Murray e Neal Skupski foram coroados campeões de simples e de duplas respectivamente.

Em 2021, com o calendário anual ATP ainda sofrendo modificações por causa da pandemia COVID-19, o Sofia Open retornou no período compreendido entre os dias 27 de setembro e 03 de outubro.


Wiki tenis.com.br