O WTA Finals (anteriormente conhecido como WTA Tour Championships, abreviadamente WTA Championships) é um torneio da Women’s Tennis Association (WTA) jogado anualmente no final da temporada com as melhores jogadoras profissionais. O torneio antecede a criação da própria WTA e começou em 1972 como o torneio do campeonato do circuito antecessor ao WTA Tour, o Virginia Slims Circuit. Desde 2003, é disputado por oito jogadoras individuais divididas em dois grupos e oito times de duplas.
O WTA Finals tem os maiores prêmios em dinheiro e pontos de classificação depois dos torneios Grand Slam. A jogadora de Finais de maior sucesso é Martina Navratilova, que ganhou oito títulos de simples e 13 de duplas.
Para se qualificar para o WTA Finals, as jogadoras da WTA competem ao longo do ano em mais de 53 torneios WTA em todo o mundo, bem como nos quatro eventos Grand Slam. As jogadoras somam pontos na tabela de classificação denominada Porsche Race To Shenzhen. Ganham o direito de disputar o torneio de final de temporada as sete jogadoras individuais e as oito duplas melhor classificadas na última edição da tabela no final do ano (a tabela é geralmente publicada a partir da segunda-feira seguinte ao último torneio da temporada regular).
Para as chaves de simples, todos os resultados desse ano contam para a classificação de uma jogadora; para duplas, apenas os 11 melhores resultados de uma equipe naquele ano contam para sua classificação. A oitava vaga em simples não tem lugar garantido no torneio de final de ano, já que a organização do WTA Finals tem alguma margem de manobra pelas regras da WTA.
Na fase classificatória do torneio, as atletas qualificadas participam da competição em um formato Round Robin, ou seja, são divididas em dois grupos de quatro e, dentro de cada grupo, todas jogam entre si. As vencedoras e segundas classificadas de cada grupo avançam para as semifinais. Já as duplas participam de uma fase eliminatória única.
Histórico #
Os campeonatos foram realizados pela primeira vez em outubro de 1972 em Boca Raton, na Flórida como um evento culminante no final de uma série de torneios patrocinados pela Virginia Slims, chamados de Virginia Slims Circuit. De 1972 a 1974, o evento foi realizado em outubro, antes de mudar para o mês de março no período compreendido entre 1975 e 1986. Ainda no ano de 1986, WTA então decidiu adotar uma temporada de jogos de janeiro a novembro, e então o evento foi alterado para ser realizado no final de cada ano. Como consequência, foram realizados dois campeonatos em 1986.
O evento foi realizado em Los Angeles, Califórnia, de 1974 a 1976, antes de se mudar para o Madison Square Garden (MSG) em Nova York em 1977. Com exceção de uma mudança de um ano para Oakland, Califórnia, em 1978, o campeonato permaneceu no MSG até o ano 2000. O evento então mudou para Munique, Alemanha, em 2001. Mas retornou para Los Angeles no ano seguinte onde foi disputado entre 2002 e 2005. As edições de 2006 e 2007 foram realizadas em Madrid, Espanha. Doha, no Catar, sediou as edições de 2008 a 2010 antes de passar a bandeira para Istambul, Turquia, que sediou as edições de 2011 a 2013. Pelo direito de sediar a edição de 2014 e as seguintes, 43 cidades expressaram interesse antes que uma pequena lista composta por Kazan, Rússia; Cidade do México, México; Cingapura; e Tianjin, na China, fosse elaborada no final de 2012. Kazan e a Cidade do México foram descartadas no início de 2013, antes de Cingapura ser anunciada em maio de 2013 como a nova cidade-sede por cinco anos.
De 1984 a 1998, o WTA Finals foi disputado em partidas de cinco sets, tornando-se o único torneio feminino a ter uma partida melhor de cinco em qualquer rodada da competição. Foi a primeira vez desde o Campeonato Nacional dos Estados Unidos de 1901 que o formato melhor de cinco foi usado em partidas femininas. Em 1999, o Finals voltou a ser disputado em partidas de três sets. A partir da edição de 2014, o sorteio de duplas foi aumentado de quatro para oito equipes.
O vencedor do torneio recebe, desde 2014, o Troféu Billie Jean King.
Você precisa fazer login para comentar.