Conhecido apenas por Wimbledon ou The Championships, é o torneio de tênis mais antigo do mundo e amplamente considerado o mais prestigioso. É realizado no All England Club em Wimbledon, Londres, desde 1877, jogado em quadras de grama ao ar livre com um teto retrátil sobre a quadra central desde 2009 e também sobre a quadra nº1, desde 2019.

Wimbledon é um dos quatro torneios de tênis do Grand Slam, sendo os outros o Australian Open, Roland-Garros e o US Open. Desde que o Australian Open mudou para quadra rápida/dura em 1988, Wimbledon é o único torneio de prestígio ainda jogado na grama, que é amplamente considerada como a quadra de tênis clássica.

O torneio acontecia tradicionalmente ao longo de duas semanas no final de junho e início de julho, começando na última segunda-feira de junho e culminando com as finais individuais femininas e masculinas agendadas para o sábado e domingo no final da segunda semana. No entanto, as mudanças no calendário de tênis em 2015 reduziram o evento em uma semana para começar no início de julho. Cinco grandes eventos são realizados a cada ano, contando também com as competições júnior e por convite.

As tradições de Wimbledon incluem um rigoroso código de vestimenta estrito todo branco para competidores e patrocínio real. Morangos e creme são tradicionalmente consumidos no torneio. Em 2017, os fãs consumiram 34.000 kg de morangos ingleses e 10.000 litros de creme.

O torneio também se destaca pela ausência de propaganda de patrocinadores nas quadras, com exceção da Rolex, que fornece tecnologia de cronometragem durante as partidas, e da água de cevada Robinson.

Em 2009, a quadra central de Wimbledon foi equipada com um teto retrátil para diminuir a perda de tempo de jogo devido à chuva. Um telhado estava operacional sobre a quadra nº 1 em 2019 quando uma série de outras melhorias foram feitas, incluindo a adição de assentos almofadados e uma mesa.

Devido à pandemia de COVID-19, os Campeonatos de 2020 foram cancelados, o primeiro cancelamento do torneio desde a Segunda Guerra Mundial.

Início #

O All England Lawn Tennis and Croquet Club é um clube privado fundado em 23 de julho de 1868, originalmente como “The All England Croquet Club”. Sua primeira sede foi em Nursery Road, Wimbledon.

Em 1876, o tênis de grama, um jogo idealizado pelo major Walter Clopton Wingfield um ano antes como uma versão ao ar livre do tênis real e originalmente chamado de Sphairistikè, foi adicionado às atividades do clube. Na primavera de 1877, o clube foi renomeado para “The All England Croquet and Lawn Tennis Club” e sinalizou sua mudança de nome instituindo o primeiro campeonato de tênis de gramado. Um novo código de regras, substituindo o código administrado pelo Marylebone Cricket Club, foi elaborado para o evento. As regras de hoje são semelhantes, exceto por detalhes como a altura da rede e postes e a distância da linha de serviço da rede.

O campeonato inaugural de Wimbledon de 1877 começou em 9 de julho de 1877 e o Gentlemen’s Singles foi o único evento realizado. Vinte e dois homens pagaram um guinéu para entrar no torneio, que seria realizado durante cinco dias. A chuva atrasou a programação por mais quatro dias e, assim, em 19 de julho de 1877, foi disputada a final. Spencer Gore, um velho jogador de raquetes Harrovian, derrotou William Marshall 6/1, 6/2 e 6/4 em 48 minutos. Gore foi presenteado com a taça desafio de prata, avaliada em 25 guinéus e doada pela revista esportiva The Field, além de um prêmio em dinheiro de 12 guinéus. Cerca de 200 espectadores pagaram um xelim cada um para assistir à final.

Os gramados do terreno foram dispostos de forma que a quadra principal ficasse no meio com as demais dispostas ao seu redor, daí a designação “Quadra Central”. O nome foi mantido quando o Clube se mudou em 1922 para o local atual em Church Road, embora não seja mais uma descrição verdadeira de sua localização. No entanto, em 1980, quatro novas quadras foram construídas no lado norte do terreno, o que significa que a Quadra Central foi voltou a fazer jus ao título. A abertura da nova Quadra nº 1 em 1997 enfatizou essa descrição.

Por volta de 1882, a atividade no clube estava quase exclusivamente dedicada ao tênis de grama e, naquele ano, a palavra “croquet” foi retirada do título. No entanto, por motivos sentimentais, foi restaurada em 1899.

Em 1884, o clube acrescentou as competições individuais para mulheres e duplas para homens. Os eventos de duplas femininas e duplas mistas foram adicionados em 1913. Até 1922, o campeão do ano anterior tinha que jogar apenas a final, contra quem tivesse vencido para desafiá-lo. Tal como acontece com os outros três eventos do Grand Slam, Wimbledon foi disputado pelos melhores jogadores amadores; jogadores profissionais foram proibidos de participar. Isso mudou com o advento da era aberta em 1968. Nenhum britânico venceu o evento de simples em Wimbledon no período compreendido entre as vitórias de Fred Perry em 1936 e Andy Murray em 2013, enquanto nenhuma mulher britânica venceu o torneio desde Virginia Wade em 1977, embora Annabel Croft e Laura Robson ganharam o Campeonato Feminino em 1984 e 2008, respectivamente. O campeonato foi televisionado pela primeira vez em 1937.

Embora apropriadamente chamado de “The Championships, Wimbledon“, dependendo das fontes, o evento também é conhecido como “The All England Lawn Tennis Championships“, “The Wimbledon Championships” ou simplesmente “Wimbledon“. De 1912 a 1924, o torneio foi reconhecido pela International Lawn Tennis Federation como o “Campeonato Mundial de Quadra de Grama”.

Modernidade #

Wimbledon é amplamente considerado o principal torneio de tênis do mundo e a prioridade do clube é manter sua liderança. Para isto, um plano de longo prazo foi apresentado em 1993, com o objetivo de melhorar a qualidade do evento para os espectadores, jogadores, árbitros e vizinhos.

A primeira fase do plano foi concluída para os campeonatos de 1997 e envolveu a construção da nova quadra nº 1 em Aorangi Park, um centro de transmissão, duas quadras extras de grama e um túnel sob a colina que liga a Church Road e a Somerset Road. A segunda fase envolveu a remoção do antigo complexo da Quadra nº 1 para dar lugar ao novo Edifício Millennium, proporcionando amplas instalações para jogadores, imprensa, oficiais e membros, e a extensão da arquibancada oeste da Quadra Central com 728 lugares extras. A terceira fase foi concluída com a construção de um edifício de entrada, alojamento para os funcionários do clube, museu, banco e bilheteira.

Um novo teto retrátil foi construído a tempo para o campeonato de 2009, marcando a primeira vez que a chuva não interrompeu o jogo por um longo tempo na quadra central. O clube testou a nova cobertura em um evento chamado A Center Court Celebration no domingo, 17 de maio de 2009, que contou com partidas de exibição envolvendo Andre Agassi, Steffi Graf, Kim Clijsters e Tim Henman. A primeira partida do campeonato a acontecer sob o novo teto foi a conclusão da quarta rodada da partida individual feminina entre Dinara Safina e Amélie Mauresmo. A primeira partida totalmente disputada sob a nova cobertura aconteceu entre Andy Murray e Stanislas Wawrinka em 29 de junho de 2009. Murray também esteve envolvido na partida concluída no último dia em Wimbledon, que terminou às 23h02 em uma vitória sobre Marcos Baghdatis na Quadra Central na terceira rodada do Campeonato de 2012. A final de simples masculino de 2012 em 8 de julho de 2012, entre Roger Federer e Murray, foi a primeira final de simples a ser parcialmente disputada sob o teto, que foi ativada durante o terceiro set.

Uma nova quadra nº 2 com 4.000 lugares foi construída no local da antiga quadra nº 13 a tempo para o campeonato de 2009. Uma nova Quadra nº 3 com 2.000 lugares foi construída no local das antigas quadras nº 2 e nº 3.

Em 1 de agosto de 2011, o All England Club transferiu todos os seus ativos relacionados ao The Championships para uma subsidiária separada, embora totalmente detida, The All England Lawn Tennis Club (Championships) Limited, também conhecido como AELTC. Desde então, as atividades do clube foram formalmente conduzidas separadamente das de Wimbledon.

Em 2012, o All England Club sediou os Jogos Olímpicos de verão e se tornou o primeiro torneio olímpico de quadra de grama desde que o tênis foi reintroduzido como esporte olímpico e o primeiro a ser realizado em um Grand Slam na era Open.

Em abril de 2013, Wimbledon revelou seu ‘Plano Diretor’, uma visão para melhorar os campeonatos nos próximos 10 a 15 anos. Isso foi em grande parte devido a outros torneios do Grand Slam, como o French Open e o Australian Open, também anunciando planos de expansão e re-desenvolvimento. Aspectos do plano incluíam novos jogadores e instalações de mídia, expansão da quadra nº 1 incluindo um novo teto retrátil, novas áreas de alimentação e hospitalidade, piso adicional para o prédio do museu, construção de um estacionamento subterrâneo e novas quadras internas e também uma reconfiguração total do local, incluindo a realocação de várias quadras de prática, saibro e campeonatos.

Novas instalações para membros e jogadores estão sendo construídas por Willmott Dixon com conclusão prevista para 2021.

Parte do plano também inclui a aquisição do terreno do vizinho Wimbledon Park Golf Club por 65 milhões de libras, para que as partidas de qualificação do torneio possam ser disputadas no local.

Em 19 de outubro de 2018, foi anunciado que um tie-break seria disputado se o placar chegasse a 12/12 no set final de qualquer partida; isso se aplica a todas as competições, incluindo qualificação, simples e duplas. Em comunicado relacionado, foi anunciado que, a partir do Campeonato de 2019, as competições em cadeiras de rodas em quadriciclos se tornariam um evento permanente.

Como resultado da pandemia global COVID-19, o All England Club anunciou em 1º de abril de 2020 que toda a temporada de quadra de grama seria cancelada como medida de segurança pública, marcando a primeira vez que um torneio de Wimbledon não seria disputado desde a Segunda Guerra Mundial e, pela primeira vez na Era Aberta, todos os grandes eventos de tênis foram cancelados. Jogar o torneio a portas fechadas foi descartado e classificado como impraticável, em parte porque pelo menos 5.000 funcionários – incluindo gandulas, oficiais, manutenção e segurança – ainda precisariam estar no local para realizar um torneio funcional. O ex-jogador e atual membro do conselho do All England Club, Tim Henman, disse ao Tennis Channel dos EUA que o conselho considerou cuidadosamente a possibilidade de realizar um Wimbledon a portas fechadas. No entanto, o grande número de pessoas que ainda precisariam estar no local levou a diretoria a perceber que “essa não seria uma opção viável”.

Antes do início do torneio de 2003, o clube começou a pagar um prêmio de seguro anual de 1,61 milhões de libras para cobrir perdas com o cancelamento de Wimbledon no caso de uma pandemia mundial como resultado do surto de SARS; receberia um pagamento de seguro de 114 milhões de libras para o cancelamento de 2020 em perdas esperadas de cerca de 250 milhões de libras.

Eventos #

Wimbledon consiste em cinco eventos principais, quatro eventos juniores e sete eventos de convite. Os cinco eventos principais e o número de jogadores (ou equipes, no caso de duplas) são: Simples masculinos (128 jogadores), Simples femininos (128 jogadoras), Duplas masculinas (64 jogadores), Duplas femininas (64 jogadoras) e Duplas mistas (48 jogadores).

Os quatro eventos juniores e o número de jogadores ou equipes são: Simples masculino (64 jogadores), Simples feminino (64 jogadores), Duplas masculinas (32 jogadores) e Duplas femininas (32 jogadoras), sendo que nenhum evento de duplas mistas é realizado neste nível.

Já os sete eventos de convite e o número de pares são: Duplas masculinas por convite (8 pares Round Robin), Duplas femininas por convite (8 pares Round Robin), Duplas masculinas sêniores por convite (8 pares Round Robin), Simples masculinas na cadeira de rodas, Simples femininas na cadeira de rodas, Duplas masculinas na cadeira de rodas (4 pares), Duplas femininas na cadeira de rodas (4 pares)

Formato das partidas #

As partidas no Simples masculino e Duplas masculinas são melhores de cinco sets; todos os outros eventos são conjuntos de melhor de três sets. Até o torneio de 2018 inclusive, um game de desempate era jogado se a pontuação chegasse a 6/6 em qualquer set, exceto o quinto (em uma partida de cinco sets) ou o terceiro (em uma partida de três sets), neste caso deveria ser alcançado o avanço de dois games. Desde 2019, um game de desempate é jogado se a pontuação no set final chegar a 12.

Todos os eventos são torneios de eliminação simples, exceto para as duplas por convite masculinas e femininas sêniores, que são torneios Round Robin.

Até 1921, os vencedores da competição do ano anterior (exceto nas duplas femininas e duplas mistas) recebiam automaticamente “byes” (avançavam automaticamente) para a rodada final (então conhecida como rodada de desafio). Isso fez com que muitos vencedores mantivessem seus títulos em anos sucessivos, já que podiam descansar enquanto seu oponente competia desde o início da competição. Desde 1922, os campeões do ano anterior são obrigados a jogar todas as rodadas, como outros competidores de torneios.

Calendário #

Todos os anos, o torneio começa na última segunda-feira de junho ou na primeira segunda-feira de julho, duas semanas após o Queen’s Club Championships, que é um dos maiores torneios de aquecimento masculino, juntamente com o Gerry Weber Open, que é realizado em Halle, Alemanha, durante a mesma semana.

Outros torneios de quadra de grama antes de Wimbledon são Eastbourne, na Grã-Bretanha, e Rosmalen na Holanda, ambos combinando eventos mistos. O outro torneio de aquecimento feminino para Wimbledon é Birmingham, também na Grã-Bretanha. O evento masculino que acontece fora da Europa antes de Wimbledon é o Antalya Open na Turquia. O único torneio em quadra de grama programado após o campeonato é o Hall of Fame Tennis Championships em Newport, Rhode Island, EUA, que acontece uma semana após Wimbledon.

Wimbledon é um evento de 14 dias, começando em uma segunda-feira e terminando em um domingo. Antes de 1982, a competição terminava um dia antes, com a final de simples feminino na sexta-feira e a final de simples masculino no sábado.

Os cinco eventos principais abrangem ambas as semanas, mas os eventos júnior e por convite são realizados principalmente durante a segunda semana.

Tradicionalmente, ao contrário dos outros três eventos do Grand Slam, não há jogo no “Domingo do Meio”, que é considerado dia de descanso. No entanto, a chuva obrigou o jogo a acontecer nesse dia quatro vezes, em 1991, 1997, 2004 e 2016. Na primeira dessas quatro ocasiões, Wimbledon encenou um “Domingo do Povo”, com assentos sem reserva e bilhetes acessíveis e baratos, permitindo aqueles com meios mais limitados para se sentar nas quadras de exibição.

A segunda segunda-feira em Wimbledon costuma ser chamada de “segunda-feira maníaca”, porque é o dia mais movimentado, com as últimas 16 partidas individuais tanto masculinas quanto femininas, onde os fãs podem escolher assistir, em um único dia, qualquer um dos 32 melhores jogadores restantes; o que também é único em uma competição de singles do Grand Slam.

Desde 2015, os campeonatos começaram uma semana depois do que nos anos anteriores, estendendo o intervalo entre o torneio e o French Open de duas para três semanas. Além disso, o torneio masculino do Stuttgart Open foi convertido em grama e remarcado de julho para junho, estendendo a temporada de quadra de grama.

Jogadores e Cabeças-de-chave #

Os jogos individuais masculinos e femininos são disputados por 128 tenistas. Jogadores e duplas são admitidos nos eventos principais com base em suas classificações internacionais, com 104 entradas diretas nas competições masculinas e 108 nas femininas.

Ambos os torneios (masculino e feminino) têm 8 participantes como cabeças-de-chave, com o restante dos competidores sendo distribuídos em cada uma das chaves. Desde o torneio de 2001, 32 jogadores são classificados nos torneios individuais masculinos e femininos e 16 times nos eventos de duplas.

O sistema de cabeças-de-chave foi introduzido durante o campeonato de Wimbledon de 1924. Esta foi uma versão simplificada que permitia aos países nomear quatro jogadores que eram colocados em diferentes chaves do torneio. Este sistema foi substituído no Campeonato de Wimbledon de 1927 e, a partir de então, os jogadores passaram a ser escolhidos por mérito. Os primeiros atletas a serem classificados dessa forma foram René Lacoste e Helen Wills.

O Comitê de Gestão decide quais jogadores recebem wild cards (coringas). Normalmente, são jogadores que tiveram um bom desempenho durante os torneios anteriores ou que estimulariam o interesse público em Wimbledon ao participar. O único jogador que ingressou no torneio com um wild card e venceu o simples masculino foi Goran Ivanišević em 2001.

Jogadores e duplas que não tenham classificações altas o suficiente nem recebam wild cards podem participar de um torneio de qualificação (qualifying) realizado uma semana antes de Wimbledon, no Bank of England Sports Ground, em Roehampton. As competições de qualificação de simples são eventos de três rodadas. A partir de 2019, a qualificação para simples aumentou para 128 jogadores e nenhuma qualificação para duplas ocorreu. Anteriormente, as competições de duplas do mesmo sexo duravam apenas duas rodadas. Não há torneio de qualificação para duplas mistas. O mais longe que um qualificador avançou em um torneio de simples foi a rodada semifinal: John McEnroe em 1977 (simples masculino), Vladimir Voltchkov em 2000 (simples masculino) e Alexandra Stevenson em 1999 (simples feminino).

Os jogadores são admitidos nos torneios juniores por recomendação das suas associações nacionais de tênis, por sua classificação nos rankings mundiais da International Tennis Federation e, no caso de provas individuais, com base numa competição de qualificação. O Comitê de Gestão determina quais jogadores podem entrar nos quatro eventos por convite.

O Comitê classifica os melhores jogadores e pares com base em suas classificações, mas pode alterar as classificações com base no desempenho anterior do jogador na quadra de grama.

Desde 2002, um comitê de seleção não é necessário para o simples masculino após um acordo com a Association of Tennis Professionals. Embora os cabeças-de-chave ainda sejam os 32 melhores jogadores de acordo com a classificação, a ordem de classificação é determinada usando a fórmula:

Pontos de posição do sistema de entrada ATP + 100% de pontos ganhos em todos os torneios de grama nos últimos 12 meses + 75% de pontos ganhos para os melhores torneio de quadra de grama nos 12 meses anteriores. 

A maioria dos participantes não é considerada cabeça-de-chave. Apenas dois jogadores que não eram cabeças-de-chave venceram o simples masculino: Boris Becker em 1985 e Goran Ivanišević em 2001. Em 1985 havia apenas 16 cabeças-de-chave e Becker foi classificado em 20º; Ivanišević estava classificado em 125º quando foi aceito como participante por força de uma wild card , embora já tivesse sido finalista três vezes, e foi classificado como nº 2 do mundo; sua baixa classificação deveu-se a ter sido prejudicado por uma lesão persistente no ombro que durou três anos, e havia acabado de melhorar.

Em 1996, o título foi conquistado por Richard Krajicek, que não era cabeça-de-chave originalmente (17º classificado e apenas 16 jogadores foram classificados), mas foi promovido para uma posição cabeça-chave (ainda com o número 17) quando Thomas Muster se retirou antes do torneio.

Nenhuma jogadora que não era cabeça-de-chave conquistou o título de simples feminino; a campeã feminina com a menor classificação foi Venus Williams, que venceu em 2007 como a 23ª cabeça-de-chave; Williams estava voltando de uma lesão que a impediu de jogar em torneios anteriores, dando a ela uma classificação mais baixa do que normalmente teria. Duplas que não eram cabeças-de-chave ganharam os títulos de duplas em várias ocasiões; os campeões de duplas masculinas em 2005 além de não serem cabeças-de-chave, chegaram à competição (pela primeira vez) por meio do torneio de qualificação .

Pisos #

Desde 2002, as quadras usadas em Wimbledon foram semeadas com azevém 100% perene. Antes de 2002, uma combinação de 70% de azevém e 30% de festuca vermelha rastejante era usada. A mudança foi feita para melhorar a durabilidade e fortalecer o gramado para melhor suportar o desgaste crescente do jogo moderno.

As principais quadras são a quadra central e a quadra nº 1 que são normalmente utilizadas por apenas duas semanas por ano, durante os campeonatos, mas o jogo pode se estender até uma terceira semana em circunstâncias excepcionais. As 17 quadras restantes são usadas regularmente para outros eventos organizados pelo clube. As quadras de exibição entraram em ação pela segunda vez em três meses em 2012, quando Wimbledon sediou os eventos de tênis dos Jogos Olímpicos de 2012. Uma das quadras também é usada ocasionalmente para jogos em casa dos times da Grã Bretanha na Copa Davis.

Wimbledon é o único evento do Grand Slam disputado em quadras de grama. Até determinado momento no tempo, todos os outros, exceto o French Open, foram também jogados na grama. O US Open abandonou a grama em 1975 passando a utilizar o saibro verde e o Australian Open mudou em 1988 para as quadras rápidas/duras; o US Open também adotaria quadras duras mais à frente.

De 1877 a 1921, os terrenos do Clube situavam-se em quatro acres de prados entre Worple Road e a linha férrea. Em 1908, o local sediou os eventos de tênis para os Jogos Olímpicos de 1908. Depois de se mudar para um novo local, o antigo terreno tornou-se o campo de jogos da Girls ‘High School.

Em 1922, o clube mudou-se para Church Road e a quadra principal, Quadra Central, foi inaugurada. Este novo local era maior e necessário para atender à crescente demanda do público.

Devido à possibilidade de chuva durante o torneio de Wimbledon, um teto retrátil foi instalado antes do campeonato de 2009. Ele é projetado para fechar ou abrir em cerca de 20 minutos e é fechado principalmente para proteger o jogo do clima hostil durante o Campeonato. Enquanto o telhado está sendo aberto ou fechado, o jogo é suspenso. A primeira vez que o telhado foi fechado durante uma partida do campeonato de Wimbledon foi na segunda-feira, 29 de junho de 2009, em um jogo envolvendo Amélie Mauresmo e Dinara Safina. A primeira partida completa disputada e concluída sob o telhado contou com Andy Murray e Stan Wawrinka, disputada na mesma data.

A quadra tem capacidade para 15.000 espectadores. Em sua extremidade sul está o camarote real, de onde membros da família real e outros dignitários assistem aos jogos. A quadra central geralmente é o palco das finais e semifinais dos eventos principais, bem como muitas partidas nas rodadas anteriores envolvendo jogadores com as melhores colocações ou favoritos locais.

A segunda quadra mais importante é a Quadra nº 1. Foi construída em 1997 para substituir a antiga Quadra No.1, que era adjacente à Quadra Central. A velha quadra nº 1 foi demolida porque sua capacidade para espectadores era muito baixa. Dizia-se que a quadra tinha uma atmosfera única e mais íntima e era a favorita de muitos jogadores. A construção de um novo teto retrátil na quadra nº 1 começou após os campeonatos de 2017 e foi concluída a tempo para os campeonatos de 2019. A capacidade do estádio também aumentou de 900 para 12.345 pessoas.

Desde 2009, uma nova Quadra nº 2 foi usada em Wimbledon, com capacidade para 4.000 pessoas. O piso de jogo fica em torno de 3,5 m abaixo do nível do solo, garantindo que a estrutura do andar térreo esteja apenas cerca de 3,5 m acima do nível do solo e, portanto, não afetando a visão. A antiga Quadra nº2 foi renomeada como Quadra nº3. A antiga quadra nº2 era conhecida como o “Cemitério dos Campeões” porque muitos jogadores altamente classificados foram eliminados lá durante as primeiras rodadas ao longo dos anos, incluindo Ilie Năstase, John McEnroe, Boris Becker, Andre Agassi, Pete Sampras, Martina Hingis, Venus Williams, Serena Williams e Maria Sharapova. Em 2011, uma nova Quadra nº 3 e uma nova Quadra nº4 foram inauguradas nos locais das antigas quadras nº 2 e 3.

Por causa do clima de verão no sul da Inglaterra, Wimbledon emprega assistentes de quadra todos os anos, que trabalham para manter as condições das quadras. Sua principal responsabilidade é garantir que as quadras sejam rapidamente cobertas quando começar a chover, de modo que o jogo possa recomeçar o mais rápido possível assim que os árbitros decidirem descobrir as quadras. Os assistentes de quadra são principalmente estudantes universitários que trabalham para ganhar dinheiro no verão. No entanto, a quadra central é coberta por uma equipe de plantão em tempo integral.

No extremo norte do terreno, há uma tela gigante de televisão, na qual jogos importantes são transmitidos. Os fãs assistem de uma área gramada oficialmente conhecida como Terraço Aorangi. Quando os jogadores britânicos se saem bem em Wimbledon, a colina atrai muitos fãs e é frequentemente rebatizada em sua homenagem pela imprensa: os seguidores de Greg Rusedski se reuniram em “Rusedski Ridge” e Tim Henman teve a colina apelidada de Henman Hill. Como ambos já se aposentaram e Andy Murray é o jogador britânico número 1, a colina é ocasionalmente referida como “Murray Mound” ou “Murrayfield”, como uma referência à sua herança escocesa e ao campo de rugby escocês de mesmo nome, mas isso em grande parte não pegou – a área ainda é geralmente referida como Henman Hill. Nenhum desses apelidos é oficial.

Gandulas masculinos e femininos #

Nos jogos do campeonato, gandulas masculinos e femininos, conhecidos como BBGs, desempenham um papel crucial no bom andamento do torneio, seguindo a instrução básica de que um bom BBG “não deve ser visto. Eles devem se misturar ao fundo e continuar com seus trabalhos silenciosamente.” A partir de 1947, foram recrutados na Goldings, a única escola Barnardos a fornecê-los. Antes disso, da década de 1920 em diante, vinham do The Shaftesbury Children’s Home.

Desde 1969, os BBGs são retirados de escolas locais. Tradicionalmente, a Wandsworth Boys School em Sutherland Grove, Southfields e a Mayfield Girls School em West Hill em Wandsworth, ambas agora extintas, eram as escolas escolhidas para a seleção dos BBGs. Isso possivelmente se devia à proximidade com o clube. Desde 2008, eles vêm de escolas nos bairros londrinos de Merton, Sutton, Kingston e Wandsworth, bem como de Surrey. Os BBGs têm uma idade média de 15 anos, sendo sorteados entre os nove e dez anos escolares. Eles servem para um, ou se re-selecionados, para até cinco torneios, até completarem treze anos.

A partir de 2005, os BBGs trabalham em times de seis, dois na rede, quatro nos cantos, e os times rodam uma hora na quadra e uma hora fora (duas horas dependendo da quadra) para o jogo do dia. As equipes não são informadas sobre a quadra que trabalharão no dia, para garantir os mesmos padrões em todas as quadras. Com a ampliação do número de quadras, e alongamento da jornada de tênis, a partir de 2008, o número de BBGs necessários ficou em torno de 250. A partir da segunda quarta-feira, o número de BBGs é reduzido devido à diminuição do número de partidas por dia, deixando cerca de 80 no domingo final. Cada BBG recebe um certificado, uma lata de bolas usadas, uma fotografia de grupo e um programa na saída. O serviço BBG é pago, com um total de 120 a 180 libras, sendo pagos a cada 13 dias, dependendo do número de dias trabalhados. Cada BBG mantém todo o seu kit, normalmente consistindo de três ou quatro camisetas, dois ou três shorts ou saias, calças de treino, doze pares de meias, três pares de pulseiras, um chapéu, porta-garrafa de água, bolsa e tênis. Junto com isso, é visto como um privilégio e um acréscimo valioso ao curriculum vitae de um estudante que deixa a escola, mostrando disciplina. As vagas do BBG são divididas 50:50 entre meninos e meninas, com as meninas sendo incluídas desde 1977, aparecendo na quadra central desde 1985.

Os BBGs em potencial são nomeados primeiro pelo diretor da escola, para serem considerados para seleção. Para ser selecionado, o candidato deve passar em testes escritos sobre as regras do tênis e passar em testes de aptidão, mobilidade e outros testes de aptidão, contra o material de instrução preliminar inicial. Os candidatos aprovados então iniciam uma fase de treinamento, começando em fevereiro, na qual os BBGs finais são escolhidos por meio de avaliação contínua. Em 2008, a admissão para o treinamento era de 600 pessoas. O treinamento inclui sessões semanais de instrução física, procedimental e teórica, para garantir que os BBGs sejam rápidos, alertas, autoconfiantes e adaptáveis ​​às situações. A partir de 2011, o treinamento antecipado ocorre nas quadras cobertas do Wimbledon All England Lawn Tennis Club, ao lado do terreno, e depois passa para quadras externas (8, 9, 10) na semana antes do campeonato para garantir que os BBGs ganhem uma sensação da quadra de grama.

Cores e uniformes #

Verde escuro e roxo são as cores tradicionais de Wimbledon. No entanto, todos os jogadores de tênis que participam do torneio devem usar roupas totalmente brancas ou pelo menos quase todas brancas, uma tradição de longa data em Wimbledon. Usar roupas brancas com alguns detalhes de cores também é aceitável, desde que o esquema de cores não seja o de um logotipo de marca comercial identificável (o logotipo da marca do fornecedor é a única exceção). A controvérsia seguiu o uso da marca de Martina Navratilova para os cigarros “Kim” em 1982. Roupas verdes foram usadas pelo árbitro de cadeira, bandeirinhas e gandulas até o Campeonato de 2005; no entanto, começando com o Campeonato de 2006, os oficiais, os gandulas se vestiram com novos uniformes nas cores azul marinho e creme do designer americano Ralph Lauren. Isso marcou a primeira vez na história dos campeonatos que uma empresa externa foi usada para projetar roupas de Wimbledon.

Referindo-se a jogadores #

Por tradição, as competições “Masculinas” e “Femininas” são chamadas de competições “Cavalheiros” e “Senhoras” em Wimbledon. As competições juniores são referidas como competições “para meninos” e “meninas”.

Antes de 2009, as jogadoras eram chamadas de “Senhorita” ou “Sra.” em placares. Conforme ditado por regras estritas de etiqueta, as jogadoras casadas são referidas pelos nomes de seus maridos: por exemplo, Chris Evert apareceu nos placares como “Sra. JM Lloyd” durante seu casamento com John Lloyd, uma vez que “Sra. X” essencialmente designa a esposa de X. Essa tradição continuou, pelo menos até certo ponto. Pela primeira vez durante o torneio de 2009, tenistas foram mencionados nos placares pelo nome e sobrenome.

O título “Sr.” não é usado para jogadores do sexo masculino que são profissionais em placares, mas o prefixo é mantido para amadores, embora os árbitros de cadeira se refiram aos jogadores como “Sr.” quando eles usam o desafio de replay. O árbitro da mesa dirá “O Sr. está contestando a decisão” e “O Sr. tem X desafios restantes.” Até 2018, o árbitro da cadeira disse “Senhorita” / “Sra.” ao anunciar a pontuação das partidas femininas. No entanto, o árbitro da cadeira não chama mais “Senhorita” / “Sra.” no anúncio do placar, desde 2019.

Se uma partida for disputada com dois competidores com o mesmo sobrenome (por exemplo, Venus e Serena Williams, Bob e Mike Bryan), o árbitro de cadeira especificará a quem eles estão se referindo, informando o nome e o sobrenome do jogador durante os anúncios (por exemplo, “Jogo , Venus Williams “,” Advantage, Mike Bryan “).

Família Real #

Anteriormente, os jogadores faziam reverências ou se curvavam aos membros da família real sentados no camarote real ao entrar ou sair da Quadra Central. No entanto, em 2003, o presidente do All England Club, Príncipe Edward, Duque de Kent, decidiu descontinuar a tradição. Agora, os jogadores são obrigados a se curvar ou fazer uma reverência apenas se o Príncipe de Gales ou a Rainha estiverem presentes, como foi durante o Campeonato de 2010, quando a Rainha estava presente em Wimbledon em 24 de junho. Em 27 de junho de 2012, Roger Federer disse em sua entrevista pós-jogo que ele e seu oponente foram convidados a se curvar em direção ao camarote real quando o príncipe Charles e sua esposa estavam presentes, dizendo que não era um problema para ele.

Comissários de serviços #

Antes da Segunda Guerra Mundial, membros da Brigada de Guardas e membros aposentados da Artilharia Real desempenhavam o papel de comissários. Em 1946, a AELTC ofereceu emprego a militares do tempo de guerra que retornavam à vida civil durante sua licença de desmobilização. Inicialmente, esse esquema se estendeu apenas à Marinha Real, seguida pelo Exército Britânico em 1947 e pela Força Aérea Real em 1949. Em 1965, os membros do Corpo de Bombeiros de Londres se juntaram às fileiras de comissários. Os comissários de serviço, uniformizados, estão presentes na Quadra Central e nas quadras nºs 1, 2, 3, 12 e 18. Em 2015, compareceram 595 comissários de serviço e do Corpo de Bombeiros de Londres. Apenas membros alistados das Forças Armadas podem se inscrever para o cargo, que deve ser tirado como licença, e metade dos recrutas de cada ano deve ter sido comissário em Wimbledon antes. A AELTC paga um subsídio de subsistência para militares que trabalham como comissários para custear suas despesas de acomodação durante o período do Campeonato. Os Comissários de Serviço não devem ser confundidos com os 185 Comissários Honorários.

Ingressos #

A maioria dos ingressos para centros e espetáculos vendidos ao público em geral estão disponíveis desde 1924 por meio de uma votação pública realizada pelo All England Lawn Tennis and Croquet Club no início do ano. A cédula sempre teve um excesso substancial nas inscrições. Os candidatos aprovados são selecionados aleatoriamente por um computador. Os números mais recentes de 2011 sugerem que havia quatro candidatos para cada bilhete de votação. As inscrições devem ser enviadas para chegar na AELTC até o último dia de dezembro do ano anterior ao torneio. Os lugares e dias são alocados aleatoriamente e os bilhetes de voto não são transferíveis.

O All England Club, por meio de sua subsidiária The All England Lawn Tennis Ground plc, emite debêntures para fãs de tênis a cada cinco anos para levantar fundos para despesas de capital. Os torcedores que assim investirem no clube recebem um par de ingressos para cada dia do Campeonato de Wimbledon pelos cinco anos em que durar o investimento. Apenas os debenturistas podem vender seus bilhetes a terceiros e a demanda por debêntures tem aumentado nos últimos anos, a ponto de serem até negociadas na Bolsa de Valores de Londres.

Wimbledon e o French Open são os únicos torneios do Grand Slam onde os fãs sem ingressos para o jogo podem fazer fila e ainda conseguir lugares nas três quadras de show no dia da partida. Os cartões de fila numerados sequencialmente foram introduzidos em 2003. A partir de 2008, existiu uma única fila, com cerca de 500 lugares para cada quadra. Quando entram na fila, os fãs recebem cartões de fila. Quem quiser sair temporariamente da fila, mesmo que possua um cartão de fila, deve combinar sua posição com os demais na fila e / ou com o comissário mais próximo.

Para ter acesso às quadras de espetáculos, os fãs normalmente precisam fazer fila durante a noite. Isso é feito por fãs de todo o mundo e, embora seja considerado vadiagem, faz parte da própria experiência de Wimbledon. O All-England Club permite filas durante a noite e fornece instalações sanitárias e água para os campistas. No início da manhã, quando a fila se move em direção ao terreno, os comissários caminham ao longo da fila e distribuem pulseiras com códigos de cores para a quadra específica. A pulseira (e o pagamento) é trocada na bilheteria pelo ingresso quando o recinto abre. A admissão geral ao terreno dá acesso às quadras externas e é possível sem a necessidade de formar filas durante a noite. Os ingressos devolvidos pelas pessoas que saem mais cedo são colocados à venda às 14h30 e o dinheiro vai para instituições de caridade. A fila para as quadras de exposições termina após o término das quartas de final.

Às 14h40 do Sétimo Dia (segunda-feira, 28 de junho) do campeonato de 2010, o milionésimo cartão da fila de Wimbledon foi entregue a Rose Stanley da África do Sul.

Patrocínio #

Wimbledon é notável pelo patrocínio mais antigo da história do esporte devido à sua associação com a Slazenger, que fornece todas as bolas de tênis para o torneio desde 1902. Wimbledon tem um acordo de patrocínio com a marca de bebidas de frutas Robinsons desde 1935.

Troféus #

O campeão de simples masculino é presenteado com um copo prateado e dourado de cerca de 47 cm de altura e cerca de 19 cm de diâmetro. O troféu é concedido desde 1887 e traz a inscrição: “Campeonato Mundial Single Handed All England Lawn Tennis Club”. O troféu real continua sendo propriedade do All England Club em seu museu, então o campeão recebe uma réplica de três quartos da taça com os nomes de todos os campeões anteriores (altura de 34 cm).

A campeã de simples feminino é presenteada com uma bandeja de prata esterlina comumente conhecida como “Venus Rosewater Dish” ou simplesmente “Rosewater Dish”. A bandeja, que tem cerca de 48 cm de diâmetro, é decorada com figuras da mitologia. O prato real continua propriedade do All England Club em seu museu, então a campeã recebe uma réplica em miniatura com os nomes de todas as campeãs anteriores. De 1949 a 2006, a réplica tinha cerca de 20 cm de diâmetro e, desde 2007, é uma réplica de três quartos com um diâmetro de cerca de 34 cm.

Os vencedores dos eventos Duplas masculinas, Duplas femininas e Duplas mistas receberão taças de prata. Um troféu é concedido a cada jogador no par de duplas, ao contrário dos outros torneios Grand Slam, onde a dupla vencedora compartilha um único troféu. A taça desafio de prata nas Duplas masculinas foi originalmente do Oxford University Lawn Tennis Club e doada ao All England Club em 1884. O troféu das Duplas femininas, uma taça de prata e capa conhecida como The Duchess of Kent Challenge Cup, foi apresentada ao All England Club em 1949 pela Duquesa de Kent. O troféu das Duplas mistas é uma taça desafio de prata e uma cobertura apresentada ao All England Club pela família do vencedor de duplas de Wimbledon, S.H. Smith.