Descrição #

A  International Tennis Federation (ITF) é a entidade que rege o tênis mundial, incluindo o tênis em cadeira de rodas e o tênis de praia.

Dentre suas competências estão: manter e fazer cumprir as regras do tênis; regulamentar competições de equipes internacionais; promover o jogo, e; preservar a integridade do esporte por meio de programas antidoping e anticorrupção.

Em novembro/2020 possuía 210 países membros.

História #

Fundada em 1913, em Paris – França, como International Lawn Tennis Federation – ILTF (em português, Federação Internacional de Tênis de Grama) por quinze associações nacionais, a saber: África do Sul, Alemanha, Australásia (Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte oriental da Indonésia) , Austria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grã Bretanha, Holanda, Hungria, Itália, Rússia, Suécia, Suíça

A iniciativa partiu de três homens: o americano Duane Williams, tragicamente morto durante o naufrágio do Titanic em 1912, o suíço Charles Barde e o francês Henri Wallet.

No final de outubro de 1912, a Central Lawn Tennis Commission (em português, comissão central francesa de tênis de grama), sob a presidência de Wallet, organizou uma reunião na sede da Union des Sociétés Françaises de Sports Athlétiques (USFSA) com o objetivo de formar uma federação internacional. Estavam presentes delegados da Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Suécia e Suíça. Os principais objetivos para a criação desta entidade eram:

a) unificar as regras do jogo, até então codificadas pela entidade inglesa Lawn Tennis Association (LTA);
b) regular a organização das grandes competições internacionais, e;
c) definir o amadorismo.

Os direitos de voto foram divididos com base na importância percebida dos países individuais como, por exemplo, a Lawn Tennis Association – LTA (em português, Associação de Tênis de Grama, da Grã-Bretanha) recebendo o máximo de seis votos .

Em 1913, a Federação reconheceu oficialmente a organização dos seguintes campeonatos:

– Campeonato Mundial de Grama, que teve sua organização delegada perpetuamente para a LTA;
– Campeonatos Mundiais de Quadra de Saibro, inicialmente organizado (4 primeiros anos) pela Central Lawn Tennis Commission da USFSA;
– Campeonatos Mundiais em Quadras Cobertas;
Copa Davis como única competição internacional por equipes.

O fato da LTA receber o direito perpétuo de organizar o Campeonato Mundial de Grama, levou à recusa da entidade americana United States Lawn Tennis Association (USLTA) em se juntar à ILTF, pois considerava que este título deveria ser concedido à Copa Davis.

A França recebeu permissão para sediar o campeonato mundial de quadra rápida até 1916 e, adicionalmente, um campeonato mundial de quadra coberta foi fundado.

Em 1922, foi criada uma comissão de codificação de regras e foi adotada a eliminação da Rodada de Desafios dos Campeonatos Mundiais.

Em 1923, finalmente a USLTA concordou em aderir à ILTF condicionando sua filiação a dois compromissos: a abolição do título ‘Campeonatos Mundiais’ e a adoção perpétua da língua inglesa como base para formulação dos regulamentos do tênis mundial.

Os Campeonatos Mundiais foram substituídos por uma nova categoria de Campeonatos Oficiais para os principais torneios da Austrália, França, Grã-Bretanha e Estados Unidos; atualmente conhecidos como os quatro eventos Majors ou Grand Slam.

Em 1924, a ILTF se tornou a organização oficialmente reconhecida como autoridade para controlar o tênis de grama em todo o mundo, por meio da adoção das Regras de Tênis oficiais da ILTF.

Em 1939, o ILTF possuía 59 nações membros. Naquele ano, no contexto da Segunda Guerra Mundial, seus fundos foram transferidos de Paris para Londres e, a partir dessa época, a ITF passou a ser administrada de lá. Sua sede foi baseada em Wimbledon até 1987, quando se mudou para Barons Court, vizinho ao Queen’s Club.

Em 1977 reconheceu oficialmente que o tênis não era jogado somente na grama: a palavra ‘gramado’ (em inglês Lawn) foi retirada do nome da organização, em reconhecimento ao fato de que a maioria dos eventos de tênis não eram mais disputados na grama. Desde então a entidade passou a se denominar International Tennis Federation (ITF).

Em 1998, mudou-se novamente para o Bank of England Sports Ground, em Roehampton, no sudoeste de Londres, permanecendo nesta sede até os dias atuais.

A federação hoje está totalmente consolidada e é composta de 202 associações nacionais de tênis.

Torneios #

A ITF controla as três maiores competições internacionais por equipe do esporte: a Copa Davis para os homens; a Fed Cup  para as mulheres e a Hopman Cup para equipes mistas. A federação também é responsável pela organização dos quatro torneios do Grand Slam: O Australia Open, o French Open – também denominado Roland-Garros, o torneio de Wimbledon e o US Open. A ITF organiza, ainda, os eventos de tênis e tênis em cadeira de rodas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de verão em nome da Comitê Olímpico Internacional.

Enquanto a ATP e a WTA controlam a maior parte dos torneios profissionais de alto nível, a ITF também organiza os torneios de menor prestígio no tênis profissional. Existe o chamado ITF Men’s Circuit, consistindo de torneios de uma semana denominados Futures e haviam os torneios satélites de quatro semanas de nível semelhante que foram extintos no final da temporada de 2006. A grande maioria dos tenistas profissionais masculinos começou jogando no circuito ITF.

A federação é, também, a responsável pelos circuitos que abrangem faixas etárias (júnior – para tenistas com menos de dezoito anos, profissional e sênior), tênis em cadeira de rodas e tênis de praia de ambos os sexos.