Sumário

O Serbia Open é um torneio de tênis masculino e feminino combinado realizado no Novak Tennis Center em Belgrado, Sérvia, disputado em quadras de saibro ao ar livre (outdoor). O torneio masculino faz parte do ATP Tour na série ATP 250, enquanto o torneio feminino integra o circuito WTA Tour na série WTA-250

O Novak Tennis Center que hospeda o evento, é uma instalação de classe mundial onde Novak Djokovic treina regularmente. O centro possui 14 quadras de tênis, sendo onze de saibro e três quadras rápidas/duras.

História #

O evento foi concebido originalmente como um torneio masculino e foi realizado pela primeira vez em 2009, no período compreendido entre os dias 04 e 10 de maio. Foi o primeiro campeonato de tênis da Sérvia a integrar o circuito ATP Tour.

O torneio foi concebido e administrado pela família do tenista sérvio Novak Djokovic que, por meio de sua empresa Family Sport adquiriu a data do evento no calendário ATP Tour dos organizadores do Aberto da Holanda em 2008.

No passo seguinte, Djokovic negociou com as autoridades locais em Belgrado para a cessão do terreno onde o Novak Tennis Center foi construído e convenceu o governo sérvio, à época liderado pelo primeiro-ministro Mirko Cvetković, a apoiar o evento por meio das empresas estatais sérvias, principalmente a Telekom Srbija.

Na época da aquisição em 2008, Djokovic era o jogador nº 3 do mundo, tendo conquistado seu primeiro título de Grand Slam no início daquele ano.

O tio de Djokovic, Goran, foi o diretor do torneio desde o início, até sua renuncia em 2012. A partir de 2021, assumiu a direção do torneio o ex-tenista sérvio Djordje Djokovic, irmão mais novo de Novak.

Djokovic venceu o torneio duas vezes, em 2009 e 2011. Andreas Seppi foi o último campeão de simples do evento em 2012, antes da suspensão do torneio no ano seguinte.

Em 2013, o Serbia Open foi substituído no calendário da ATP pela recém-criada Power Horse Cup em Düsseldorf.

Somente em 2021 o torneio retornou a Belgrado, em substituição ao Hungarian Open que era disputado em Budapeste, Hungria, desde 2017.

Também a partir da edição de 2021, o campeonato se tornou um evento masculino e feminino combinado, marcando a primeira vez na história que a Sérvia hospedou um torneio do circuito WTA Tour.