Descrição #
Em competições esportivas, Round Robin ou Sistema de Todos Contra Todos (como é conhecido no Brasil) designa todo tipo de torneio em que cada um dos competidores enfrenta todos os demais. Ao final, aquele que obtiver mais pontos é o campeão.
No Brasil, este sistema é também conhecido como “Sistema de Pontos Corridos”, tendo em vista que a contagem de pontos é única do início ao final do campeonato (ao contrário de sistemas eliminatórios ou mistos, em que a contagem recomeça a cada nova fase do torneio).
Uma competição de todos contra todos pode ser disputada em turno único, em dois turnos (turno e returno), em múltiplos turnos ou ainda em turnos independentes.
Muito utilizado em torneios amadores, o round robin é um formato de montagem de chaves, onde cada jogador faz no mínimo duas partidas no torneio. Os atletas são divididos em grupos para jogarem entre si. Os melhores colocados são classificados para uma fase eliminatória.
Em torneios de tênis, geralmente são utilizados como critérios de desempate, o número de vitórias de um atleta, seus confrontos diretos, o saldo de sets e o saldo de games.
Round Robin na ATP #
A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) fez, em 2007, uma tentativa de incluir o sistema round robin em alguns de seus torneios. Após algum tempo de teste, percebeu-se que o formato não foi interessante para o público e nem para os jogadores. Assim, a ATP optou por abandonar o formato e continuar com o padrão de eliminatórias simples.
Atualmente, somente o ATP Finals, onde se classificam os oito jogadores melhor colocados na temporada, utiliza o Sistema Round Robin em sua fase inicial.