Sumário

O Rio Open, também conhecido como Rio Open Apresentado pela Claro a título de patrocínio, é um evento de tênis do ATP Tour e ex WTA International Tournaments. O torneio é disputado em quadras de saibro ao ar livre (outdoor) do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, Brasil. É o único evento ATP 500 na América do Sul e o único evento ATP Tour no Brasil (desde 2020).

Histórico #

A primeira edição foi encabeçada pelo antigo número um do mundo, Rafael Nadal e pelo também espanhol, David Ferrer. Ambos são especialistas em quadras de saibro.

O Rio de Janeiro Open teve quadras cobertas de carpete de 1989 a 1990 e foi a primeira ATP World Series disputada no Brasil. O torneio feminino foi interrompido e substituído pelo Open de Senhoras da Hungria após a edição de 2016.

Para a edição 2019, havia uma previsão de passar o torneio da quadra de saibro do Jockey Club Brasileiro para as quadras rápidas/duras ao ar livre do Centro Olímpico de Tênis, que sediou as provas de tênis dos Jogos Olímpicos de 2016 no Parque Olímpico da Barra. A razão por trás disso foi atrair mais jogadores de classe mundial para o torneio, como Novak Djokovic, Roger Federer e Andy Murray, que sempre se recusou a jogar o evento. Juan Martin del Potro uma vez mencionou ao diretor do Rio Open, Luiz Carvalho, que jogaria o Rio Open quando o piso mudasse.


Wiki tenis.com.br