Olimpíadas

Histórico #

O tênis fazia parte do programa dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição em 1896, mas foi abandonado após os Jogos Olímpicos de 1924 devido a disputas entre a antiga International Lawn Tennis Federation (ILTF) e o Comitê Olímpico Internacional sobre como definir os tenistas amadores. Após duas aparições como esporte de demonstração em 1968 e 1984 (com limite de idade para Sub-21), ele voltou como um esporte de medalha completa nos Jogos Olímpicos de 1988, aberto a todos os jogadores, independentemente de sua idade e status, e foi disputado em todas as edições dos Jogos desde então.

Em 1896, 1900, 1904, 1988 e 1992, os perdedores da semifinal compartilharam medalhas de bronze. Em todos os outros anos, uma disputa de terceiro lugar pela medalha de bronze foi jogada.

No passado, os resultados obtidos pelos atletas nas Olimpíadas costumavam ter pontos de classificação que a ATP e a WTA adicionavam aos totais anuais de seus jogadores na categoria simples daquele ano. Isso ocorreu de Atenas em 2004 até a edição de 2012 em Londres. Não houve pontuação nas edições anteriores e nas Olimpíadas Rio 2016. Embora a quantidade de pontos acrescentados ao ranking não se igualasse aos pontos obtidos nos torneios do Grand Slam, os torneios olímpicos aumentaram em importância desde a sua reintrodução, com alguns tenistas, críticos e comentaristas esportivos considerando ganhar o ouro nas Olimpíadas tão prestigioso quanto ganhar um Título do Grand Slam.

Serena Williams e Venus Williams ganharam, cada uma, um total de quatro medalhas de ouro, sendo uma de simples e três em duplas. Elas são as únicas jogadoras a vencer o mesmo evento olímpico em três ocasiões. Kathleen McKane Godfree (um ouro, duas pratas e dois bronzes) e Venus Williams (quatro ouros, uma prata) são as recordistas de todos os tempos para o maior número de medalhas olímpicas no tênis. Andy Murray é o único jogador a ter conquistado duas medalhas de ouro no simples e o único a ter mantido o título olímpico. As duplas Gigi Fernández/Mary Joe Fernández e Serena/Venus Williams alcançaram esse feito nas duplas femininas em 1992 e 1996, e 2008 e 2012, respectivamente.

Diz-se que um atleta que ganha uma medalha de ouro olímpica e todos os quatro eventos do Grand Slam no mesmo ano ganhou um Golden Slam. Em 2016, Steffi Graf foi a única tenista a ter alcançado essa conquista.

Piso #

O piso da quadra varia entre Jogos Olímpicos. A quadra rápida/dura esteve em todos os jogos desde 1984, exceto nas Olimpíadas de 1992 (que foi disputada no saibro) e nas Olimpíadas de 2012 (quadra de grama). A mudança no piso da quadra dá a certos jogadores diferentes vantagens e desvantagens não vistas na maioria dos outros esportes olímpicos.

Torneios #

Os torneios nos Jogos Olímpicos são compostos pelas seguintes categorias: Simples masculino, simples masculino (quadra coberta), duplas masculinas, duplas masculinas (quadra coberta), simples feminino, simples feminino (quadra coberta), duplas femininas, duplas mistas e duplas mistas (quadra coberta).


Wiki tenis.com.br