Internationaux de Strasbourg

Sumário

O Internationaux de Strasbourg, também conhecido pela sigla “IS“, é um torneio profissional de tênis feminino disputado em quadras de saibro ao ar livre (outdoor) realizado no Strasbourg Tennis Club, na cidade de Estrasburgo – França. O evento faz parte do circuito WTA Tour, na série WTA 250.

O torneio é organizado no mês de maio desde o seu início em 1987 e serve como um evento de aquecimento para Roland Garros, que é disputado uma semana depois.

História #

O Internationaux de Strasbourg foi criado em 1987, tendo recebido a denominação inicial de Grand Prix de Strasbourg.

A partir de 1988, a Alsace Tennis League assumiu o comando da organização e o torneio foi rebatizado de Strasbourg Internationals e se tornaria um dos eventos “históricos” do calendário WTA.

Em 2008, a Fédération Française de Tennis (FFT) tornou-se oficialmente a proprietária do torneio. Depois de ajudar o evento, a federação decide vender o evento para um empresário privado, que tivesse ligações com o mundo do tênis internacional.

Denis Naegelen, fundador da agência Quarterback, alsaciano e ex-tenista imediatamente mostrou seu interesse na organização do Strasbourg Internationals, ele se comprometeu a assumir a data no calendário WTA para a gestão e operação do torneio a partir da edição de 2010. No final de 2019, Denis Naegelen comprou o torneio “IS“, com o apoio de 3 outros alsacianos: Jérôme Fechter, Christophe Schalk e Pierre-Hugues Herbert. Juntos, eles criam a empresa HOPIS, com sede em Estrasburgo.

Tradicionalmente realizado na semana anterior a Roland Garros, o “IS” é disputado nas instalações do Strasbourg Tennis Club, no sopé do Parlamento Europeu. O torneio utiliza as mesmas bolas e o mesmo saibro do French Open e, por isso, é considerado pelas atletas como um evento preparatório do Grand Slam de Paris.

A lista de campeãs do Internationaux de Strasbourg inclui grandes nomes do tênis mundial, como Jana Novotna (1989), Mary Joe Fernandez (1994), Lindsay Davenport (1995, 1996), Steffi Graf (1997), Jennifer Capriati (1999), Maria Sharapova (2010), Samantha Stosur (2015, 2017) e Caroline Garcia (2016).

Em 2020, por causa da pandemia COVID-19, a edição do torneio foi adiada para o mês de setembro. Apesar disso, o IS recebeu naquela edição 12 jogadores do Top 50, incluindo 2 do Top 10 e 4 jogadores do Top 20. A campeã foi a ucraniana então nº 5 do mundo, Elina Svitolina,.

Naquela edição, não obstante as rígidas restrições dos órgãos de controle sanitário franceses, o IS foi o primeiro torneio do mundo, feminino e masculino, a receber público para um evento profissional de tênis, após a superação das fases de maior distanciamento social impostas pela pandemia, que incluiu a suspensão de todos os eventos do circuito e, posteriormente, a realização de eventos sem a presença de público.

Em 2021, o Internationaux de Strasbourg voltou ao calendário do circuito profissional feminino com a observância de rígidos protocolos sanitários.