Notícias

O Brasileiro Bruno Soares Está Entre os Vencedores do ATP Awards 2020

Bruno Soares e Mate Pavic foram homenageados como a dupla nº 1 do mundo no final da temporada 2020, assim como o sérvio Novak Djokovic que terminou o ano em 1º lugar no ranking de simples.  Além deles, Carlos Alcaraz, Roger Federer, Rafael Nadal, Vasek Pospisil, Andrey Rublev e Frances Tiafoe estão, também, entre os vencedores do ATP Awards 2020.

Andrey Rublev, 23 anos, e seu técnico Fernando Vicente foram reconhecidos por seus pares por uma temporada em que o russo conquistou cinco títulos e 41 vitórias no circuito e alcançou a melhor marca da carreira como o número 8 do mundo. Rublev foi escolhido como Melhor Jogador do Ano, enquanto Vicente foi eleito Técnico do Ano.

O espanhol Rafael Nadal, que conquistou em 2020 seu histórico 13º título em Roland Garros, foi eleito por outros jogadores como o vencedor do Prêmio Stefan Edberg de Esportividade pelo terceiro ano consecutivo e pela quarta vez no geral. Carlos Alcaraz, de 17 anos, também espanhol, levou para casa o prêmio de Revelação do Ano depois de uma temporada inovadora na qual alcançou a 136ª posição no ranking ATP, a melhor colocação de sua carreira e conquistou três troféus do ATP Challenger Tour.

O ATP Awards homenageia os melhores jogadores e torneios da temporada, conforme votação realizada pelos jogadores e pelas classificações no Ranking ATP. Além dos eleitos pelos jogadores, os fãs escolhem o jogador individual e a dupla que receberão o prêmio Fans ‘Favorite, enquanto a ATP seleciona os ganhadores dos prêmios Arthur Ashe Humanitarian e Ron Bookman Media Excellence.

Confira abaixo as categorias e respectivos vencedores do ATP Awards 2020.

ATP Nº 1 – determinado pelo Ranking ATP – Simples

Novak Dkovic (Reprodução/Twitter)
Novak Dkovic (Reprodução/Twitter)

Novak Djokovic: O sérvio terminou em primeiro lugar do mundo pela sexta vez nos últimos 10 anos (como ocorreu em 2011-12, 2014-15 e 2018), após uma vitoriosa temporada em que conquistou quatro títulos. Djokovic venceu suas primeiras 26 partidas da temporada, conquistando o oitavo título do Aberto da Austrália e levantando os troféus nos torneios Dubai Duty Free Tennis Championships, Western & Southern Open em Nova York e Internazionali BNL d’Italia em Roma. Ele também foi vice-campeão em Roland Garros e chegou às semifinais no Nitto ATP Finals.

Aos 33 anos, Djokovic estabeleceu um novo recorde como o mais velho Nº 1 no final de ano na história do Ranking ATP, ultrapassando o recorde de Rafael Nadal em 2019. Djokovic também empatou com seu ídolo de infância, o americano Pete Sampras, que terminou seis anos consecutivos no auge do tênis profissional masculino entre 1993 a 1998.

ATP Doubles Nº 1 – determinado pelo Ranking ATP – Duplas

Bruno Soares e Mate Pavic - Equipe Nº 1 2020
Bruno Soares e Mate Pavic – Equipe Nº 1 2020

Bruno Soares / Mate Pavic: o brasileiro Bruno Soares e o croata Mate Pavic subiram para o primeiro lugar no ranking ATP, após os bons resultados obtidos na segunda metade da temporada. Embora ambos os jogadores já tenham alcançado o topo do jogo de duplas, Pavic em 2018 com Oliver Marach e Soares em 2016 com Jamie Murray, foi seu primeiro final de ano em primeiro lugar como equipe.

Pavic, de 27 anos, e Soares, de 38 anos, se uniram para conquistar seu primeiro troféu de Grand Slam juntos em setembro, no US Open. Eles chegaram a duas grandes finais em Paris, em Roland Garros e no Rolex Paris Masters.

Comeback Player of the Year – “Retorno do ano” eleito pelos jogadores

Vasek Pospisil (divulgação ATP Tour)
Vasek Pospisil (divulgação ATP Tour)

Vasek Pospisil: Pospisil, de 30 anos, ficou afastado durante grande parte de 2019 após passar por uma cirurgia nas costas para reparar uma hérnia de disco e começou o ano classificado fora do Top 100. Mas o canadense evoluiu consideravelmente no Ranking ATP após o retorno da temporada, saltando 89 posições para finalizar o ano em 61º lugar. Foi dele o maior salto no Top 100 desde o final do ano de 2019.

Pospisil alcançou sua primeira final no ATP Tour desde 2014 no Open Sud de France em Montpellier e a segunda, em novembro, no Sofia Open.

Pospisil também chegou à quarta rodada do US Open, derrotando os melhores jogadores (Top 20) consecutivos – Roberto Bautista Agut (n ° 11) e o compatriota Milos Raonic (n ° 18) – rumo ao seu melhor resultado de Grand Slam desde as quartas de final de Wimbledon em 2015.

Most Improved Player of the Year – “Jogador Mais Aprimorado do Ano” eleito pelos jogadores

Andrey Rublev (Divulgação ATPTour)
Andrey Rublev (divulgação ATPTour)

Andrey Rublev: Rublev, de 23 anos, subiu do 23º lugar para o 8º lugar da carreira no Ranking ATP após uma eletrizante temporada onde venceu cinco títulos – mais do que qualquer outro no circuito.

O russo explodiu nas quadras no início do ano ao conquistar títulos consecutivos no Adelaide International e no Qatar ExxonMobil Open em Doha, tornando-se o primeiro jogador desde Dominik Hrbaty em 2004 a começar o ano com títulos nas duas primeiras semanas da temporada.

Ele continuou a impressionar na segunda metade da temporada, chegando às quartas-de-final no US Open e em Roland Garros, e acrescentou três troféus ATP 500 ao seu histórico de vitórias: no Aberto da Europa de Hamburgo, Aberto de São Petersburgo e no Aberto Erste Bank (Viena).

Rublev encerrou a temporada com sua estreia no Nitto ATP Finals e terminou com um recorde de 41 vitórias contra apenas 10 derrotas no ano, igualando Novak Djokovic (41-5) com o maior número de vitórias no circuito em 2020.

Newcomer of the Year – “Novato do Ano” eleito pelos jogadores

Carlos Alcaraz (divulgação ATP Tour)

Carlos Alcaraz: O espanhol Alcaraz terminou 2019 na posição 491 no Ranking ATP. Em 2020, ele moveu 350 posições para fechar a temporada no Nº 141 depois de alcançar sua mais alta classificação na carreira na 136ª posição, vencendo três títulos do ATP Challenger Tour para marcar sua rápida ascensão.

O jovem de 17 anos, que era o mais jovem entre quatro adolescentes no Top 200 no final do ano, conquistou sua primeira vitória no circuito principal da ATP de forma enfática, superando o nº 41 Albert Ramos-Vinolas na primeira rodada do Rio Open.

Alcaraz iniciou sua ascenção no Challenger ao erguer o troféu em Trieste, mas o melhor ainda estava por vir quando ele chegou em casa. O espanhol conquistou dois troféus do Challenger consecutivos em Barcelona e Alicante – este último selado com sua segunda vitória no Top 100. Como resultado, Alcaraz acrescentou seu nome a um clube exclusivo de jogadores que conquistaram pelo menos três títulos do Challenger antes de completar 18 anos, juntando-se a Richard Gasquet, Novak Djokovic, Juan Martin del Potro e Felix Auger-Aliassime.

Stefan Edberg Sportsmanship Award – “Prêmio Stefan Edberg de Esportividade” decidido pelos jogadores

Rafael Nadal (divulgação ATP Tour)
Rafael Nadal (divulgação ATP Tour)

Rafael Nadal: Os jogadores escolheram Nadal, nº 2 do mundo, como vencedor do Prêmio Stefan Edberg de Esportividade pelo terceiro ano consecutivo e a quarta vez no geral, reconhecendo o espanhol por seu jogo limpo, profissionalismo e integridade dentro e fora da quadra.

Nadal também recebeu esta homenagem em 2010.

Arthur Ashe Humanitarian Award – “Prêmio Humanitário Arthur Ashe” concedido pela ATP

Frances Tiafoe (divulgação ATP Tour)
Frances Tiafoe (divulgação ATP Tour)

Frances Tiafoe: A estrela americana em ascensão Tiafoe causou um grande impacto fora das quadras durante a turbulenta temporada de 2020, usando sua plataforma ao máximo durante os cinco meses de suspensão do ATP Tour.

Tiafoe, que apoia a ThanksUSA e a National Junior Tennis and Learning Network (NJTL) da USTA, leiloou memorabilia assinada por atletas para o alívio do COVID-19, com os fundos beneficiando o Center for Disaster Philanthropy.

Ao lado de sua namorada e colega Ayan Broomfield, Tiafoe também postou “Racquets Down, Hands Up“, um vídeo impactante que uniu a comunidade negra do tênis após a morte de George Floyd, com participações especiais de Serena Williams, Naomi Osaka, James Blake, Gael Monfils e mais.

Fans’ Favourite Award – “Prêmio Favorito dos Fãs – Simples” eleito pelos fãs

Roger Federer (divulgação ATP Tour)

Roger Federer: O suíço de 39 anos foi escolhido como o Favorito dos Fãs pelo 18º ano consecutivo, elevando seu recorde de prêmios ATP para 39. Atualmente classificado como o 5º do mundo, Federer chegou à semifinal do Australian Open de 2020 em seu primeiro torneio da temporada, mas foi afastado nos meses seguintes após ser submetido a uma cirurgia no joelho direito.

Fans’ Favourite Award – “Prêmio Favorito dos Fãs – Duplas” eleitos pelos fãs

Jamie Murray e Neal Skupski (reprodução Instagram)

Jamie Murray / Neal Skupski: A dupla britânica ganhou seu primeiro prêmio Favorito dos Fãs. Murray, de 34 anos, e Skupski, de 31 anos, começaram a jogar juntos em 2019 e terminaram esta temporada com seu primeiro título como equipe no Sofia Open.

A dupla também chegou a duas finais no Western & Southern Open em Nova York e no Erste Bank Open em Viena.

Coach of the Year – “Treinador do Ano” eleito pelos treinadores ATP

Fernando Vicente (esquerda) e Rafael Nadal (divulgação ATP Tour)

Fernando Vicente: O treinador de Andrey Rublev guiou o russo de 23 anos a um ATP Tour espetacular: venceu cinco títulos (em cinco finais disputadas), obteve 41 vitórias em 51 jogos disputados, bem como alcançou sua melhor posição (nº 8 do mundo) da carreira no Ranking ATP.

Vicente, ex-jogador espanhol, ajudou a levar Rublev aos primeiros títulos ATP 500 no Aberto da Europa de Hamburgo, no St. Petersburg Open e no Erste Bank Open (Viena), além de vitórias em Adelaide e Doha.

Tim Gullikson Career Coach Award – “Prêmio Tim Gullikson de Treinador de Carreira” eleito pelos treinadores

Bob Brett (reprodução Instagram)

Bob Brett: O australiano de 67 anos, que já trabalhou com campeões do Grand Slam como Boris Becker, Goran Ivanisevic, Marin Cilic e Johan Kriek em uma carreira de treinador de 46 anos, foi escolhido por unanimidade como o segundo vencedor deste prêmio.

O destinatário exemplifica excelência, liderança, respeito e um verdadeiro amor pelo esporte do tênis e pela arte do coaching. Nomeado em homenagem ao falecido Tim Gullikson, o prêmio mostra alguém que inspirou gerações de jovens jogadores e colegas treinadores a desenvolver o tênis.

Ron Bookman Media Excellence Award – “Prêmio Ron Bookman de Excelência em Mídia” concedido pela ATP

Kevin Mitchell (divulgação ATP Tour)

Kevin Mitchell: jornalista esportivo do The Guardian, Mitchell é especialista em tênis e boxe. Nascido no Malawi e educado na Austrália, Mitchell foi nomeado Jornalista Esportivo do Ano do Reino Unido em 1999 e foi anteriormente o redator-chefe de esportes do The Observer. Ele também escreveu para o London Daily News, o Sunday Times e Hayters, e é autor de vários livros, incluindo a autobiografia do boxeador Frank Bruno.