Notícias

Medvedev nega Grand Slam a Djokovic ao conquistar o título do US Open

O russo nº 2 do mundo conquista seu primeiro título do Grand Slam e consolida sua liderança em quadras rápidas

Daniil Medvedev fez história neste domingo, 12/09, ao vencer seu primeiro Major depois de derrotar Novak Djokovic por 3 sets a 0 na final do US Open 2021, impedindo que o sérvio nº 1 do mundo completasse o Grand Slam.

Medvedev combinou seu forte saque com grandes devoluções para superar o equilibrado jogo entre os dois melhores jogadores da atualidade. O russo registrou ao final da partida 16 aces contra apenas seis de Djokovic. Errando menos, o nº 2 do mundo atingiu 38 winners e 31 erros não forçados, enquanto o sérvio anulou seus 27 winners com 38 erros não forçados cometidos durante o confronto. Medvedev salvou cinco dos seis break points que enfrentou e quebrou o serviço de seu adversário quatro vezes para confirmar sua vitória com as parciais de 6/4, 6/4 e 6/4 em 02h17min de jogo.

Daniil Medvedev (divulgação US Open)
Daniil Medvedev (divulgação US Open)

Medvedev deu o tom da final ao quebrar o serviço de Djokovic logo no primeiro game.

Na segunda parcial, o sérvio tentou pressionar o saque de Medvedev e, de fato, conseguiu disputar cinco break points antes de ter seu saque novamente quebrado pelo russo no quinto game.

No último set, Medvedev abriu rapidamente 4/0, mas a partir do sétimo game viu o nº 1 do mundo vencer três games consecutivos para chegar a 4/5 no placar. Mas a reação durou pouco, já que o russo não deu chances ao sacar para o título no décimo game.

Novak Djokic estava tentando se tornar o primeiro homem desde Rod Laver em 1969 a vencer todos os quatro Grand Slams em uma temporada e superar Roger Federer e Rafael Nadal como o maior vencedor de Majors da história (atualmente os três jogadores tem 20 vitórias cada). Mas Medvedev mostrou técnica, estratégia e paciência para se tornar o terceiro russo a vencer um Grand Slam (juntando-se a Yevgeny Kafelnikov e Marat Safin) e por fim aos planos de Djokovic.

Daniil Medvedev, que perdeu apenas um set a caminho da final, finalmente conquistou seu primeiro título do Grand Slam, depois de alcançar duas finais no Australian Open em 2021 (quando perdeu por 5/7, 2/6 e 2/6 para Djokovic) e no US Open em 2019 (quando viu Rafael Nadal levantar o troféu de campeão ao vencer por 5/7, 3/6, 7/5, 6/4 e 4/6).  Com mais um triunfo, o nº 2 do mundo chega a 12 títulos em 17 finais e a 147 vitórias em quadras rápidas desde 2018 e confirma sua liderança sobre os demais jogadores do circuito profissional masculino neste tipo de piso.