Notícias

COVID-19 isola 47 jogadores inscritos no Australian Open

A Tennis Australia, organizadora do Australian Open, divulgou comunicado informando que três pessoas testaram positivo para COVID-19 ao desembarcarem em Melbourne.

Os testes foram realizados logo após o desembarque dos passageiros de dois voos fretados pela organização do torneio, um proveniente de Abu Dhabi, onde foi disputado o primeiro WTA -500 da temporada e o segundo vindo de Los Angeles, Estados Unidos.

Por este motivo, todos os passageiros das duas aeronaves devem cumprir isolamento obrigatório de 14 dias em seus quartos de hotel. Isto afetará diretamente a preparação de 47 tenistas que não poderão sair para treinar até que a quarentena seja cumprida. Dentre eles, a canadense Bianca Andresku, as bielorrussas Aryna Sabalenka e Victoria Azarenka, a americana Sloane Stephens e Yulia Putintseva do Cazaquistão.

A organização do primeiro Grand Slam da temporada destacou ainda que todos os passageiros do voo já se encontram em hotéis de quarentena e os casos positivos, que não são jogadores e apresentaram testes negativos antes dos voos, foram transferidos para um hotel específico para tratamentos de saúde.

Nas redes sociais Putintseva postou inconformada: “O que eu não entendo é, porque ninguém nunca nos disse que, se uma pessoa a bordo testar positivo todo o avião precisa ser isolado, eu pensaria duas vezes antes de vir aqui”

Novak Djokovic

Na manhã de hoje, a imprensa espanhola divulgou que o sérvio Novak Djokovic, nº 1 do mundo, enviou mensagem ao diretor do torneio australiano, Craig Tiley, exigindo que a preparação dos tenistas em isolamento possa ser de alguma forma facilitada. Pediu, também, por igualdade de condições para todos os atletas inscritos no Australian Open, que só poderão deixar os quartos do hotel após 31 de janeiro.

Djokovici pleiteou ainda:

  • Equipamentos para preparação física e de treino em todos os quartos;
  • Alimentação de acordo com o nível do torneio e com a dieta de um atleta de elite;
  • Redução dos dias de isolamento com a realização de mais testes que confirmem aqueles que estão negativos;
  • Permissão para os atletas visitarem os treinadores ou preparadores físicos, desde que ambos tenham testado negativo;
  • Que o jogador e o treinador sejam colocados no mesmo piso do hotel;
  • Transferir o máximo de jogadores possível para casas privadas com quadras para treinar.

Até ao momento, a Tennis Australian não se pronunciou sobre os pedidos apresentados pelo líder do Ranking ATP.


Aryna Sabalenka, 10ª do mundo, cumprindo isolamento obrigatório

Yulia Putintseva, nº 28 do mundo, em seu segundo dia de quarentena