Notícias

Djokovic elimina Berrettini e avança às semifinais do US Open

O sérvio nº 1 do mundo se recuperou da derrota no primeiro set para superar o italiano

Novak Djokovic respirou aliviado depois de superar mais um duro desafio nas primeiras horas desta quinta-feira, ao vencer o italiano nº 8 do mundo, Matteo Berrettini, por 3 sets a 1, na partida válida pelas quartas de final do torneio US Open 2021.

Djokovic atingiu 43 winners e apenas 28 erros não forçados, enquanto Berrettini registrou 42 winners e 43 erros não forçados. O nº 1 do mundo salvou quatro dos cinco break points que enfrentou e quebrou o serviço italiano em cinco oportunidades para confirmar sua vitória com as parciais de 5/7, 6/2, 6/2 e 6/3 em 03h30min de jogo.

Djokovic iniciou servindo, mas encontrou muita resistência por parte do italiano. Ele precisou salvar dois break points e disputar 15 pontos antes de confirmar seu saque.  No sexto game foi a vez de Berrettini sofrer com a pressão sérvia: ele também salvou dois break points e disputou 19 pontos antes de confirmar seu saque. Djokovic ainda superou mais duas chances de quebra no sétimo game, antes de perder seu saque no 11º game permitindo que Berrettini vencesse o primeiro set depois de confirmar seu último saque.

Matteo Berrettini (reprodução Instagram)
Matteo Berrettini (reprodução Instagram)

O sérvio foi novamente o primeiro a sacar na segunda parcial e também o primeiro a conquistar uma quebra de serviço no quarto game para abrir a vantagem de 4/1 em seguida. No sexto game, Djokovic conquistou cinco break points, mas o poderoso saque de Berrettini o livrou do perigo. Apesar disso, dois saques mais tarde, o sérvio conquistou outra quebra do serviço italiano para vencer o segundo set e igualar o jogo.

Mais uma vez o nº 1 do mundo saiu na frente ao tomar o primeiro serviço de Berrettini na terceira parcial, alcançando 3/0 em apenas 12 minutos. No oitavo game, Djokovic quebrou Berrettini novamente para vencer o terceiro set.

Djokovic seguiu o mesmo script do set anterior, quebrando o primeiro serviço de seu adversário para abrir 3/0 e seguir liderando até fechar a parcial por 6/3.

Na semifinal, Novak Djokovic enfrentará o alemão Alexander Zverev, que derrotou o sul-africano nº 46 do mundo, Lloyd Harris, por 7/6(6), 6/3 e 6/4. O sérvio, que continua firme em busca do Grand Slam (depois de vencer o Australian Open, Roland Garros e Wimbledon nesta temporada), entrará em quadra na próxima sexta-feira em clima de revanche depois de ter sido derrotado por Zverev na semifinal nas Olimpíadas de Tóquio.