Notícias

Djokovic conquista o 6º título em Wimbledon

O sérvio nº 1 do mundo empata com Roger Federer e Rafael Nadal no recorde de títulos de simples do Grand Slam

Novak Djokovic conquistou o 20º título do Grand Slam neste domingo ao derrotar o italiano nº 9 do mundo, Matteo Berrettini, por 3 sets a 1, na final do torneio The Championships 2021.

Djokovic alcançou 31 winners e 21 erros não forçados, enquanto Berrettini registrou inacreditáveis 57 winners, cometendo 48 erros não forçados. O nº 1 do mundo sobreviveu aos 16 aces executados por Berrettini, quebrando o serviço italiano seis vezes e salvando cinco de sete break points enfrentados durante a partida para chegar à vitória com as parciais de 6/7(4), 6/4, 6/4 e 6/3 em 03h27min.

No terceiro confronto entre os dois jogadores, Djokovic precisou trabalhar bastante para manter sua invencibilidade frente ao jovem italiano de apenas 25 anos.

Com saques poderosos e precisos, Berrettini conquistou muitos pontos sobre o nº 1 do mundo, no entanto, a ansiedade demonstrada pelo italiano em momentos decisivos transformou oportunidades duramente conquistadas em erros.

Apesar disso, a inabalável motivação do italiano e sua extraordinária forma física o colocaram em pé de igualdade com a lenda do tênis sérvia, mas a experiência de Novak Djokovic fez toda a diferença.

Matteo Berrettini (divulgação Wimbledon)
Matteo Berrettini (divulgação Wimbledon)

Djokovic abriu o jogo enfrentando a pressão italiana sobre seu saque. Ele tentou minimizar a ação do oponente aumentando a potência do serviço, por isso registrou três duplas faltas até o terceiro game. Mas foi o sérvio quem abriu a vantagem de 3/1, ao quebrar o segundo jogo de serviço de Berrettini, aproveitando uma série de erros de backhand do italiano. A vantagem do sérvio durou pouco, porque Berrettini conseguiu devolver a quebra em 5/4 depois de confirmar seu saque no mais longo game da partida (foram 22 pontos disputados). Com o empate se confirmando em 6/6, a decisão seguiu para o tiebreak e favoreceu Berrettini, que levou a melhor ao vencer por 7-4, depois de 72 minutos.

Na segunda parcial, novamente o nº 1 do mundo saiu na frente ao quebrar o serviço italiano duas vezes, no primeiro e no terceiro games. Com a vitória em quatro games consecutivos, bastaria que Djokovic administrasse a vantagem para empatar o jogo, no entanto, quando o sérvio sacava para o set no oitavo game, Berrettini devolveu uma das quebras registrando 3/5 no placar. Apesar do revês, o nº 1 do mundo se recuperou, confirmando seu serviço no décimo game para liquidar a segunda parcial.

No terceiro set, Djokovic saiu novamente na liderança por 2/1 ao quebrar o serviço italiano no terceiro game. E esta vantagem foi suficiente para o sérvio liderar até vencer a parcial por 6/4.

Com um início de set dificílimo, tendo Berrettini se destacado por seu excepcional saque, o nº 1 do mundo conquistou a primeira quebra no sétimo game para marcar 4/3, depois que o italiano cometeu uma dupla falta em 30-40. Dois games à frente, Berrettini salvou dois match points, mas foi incapaz de impedir que o sérvio convertesse o terceiro da série depois que uma devolução de backhand morreu na rede.

Com mais um troféu em sua coleção, Novak Djokovic alcançou agora o 85º título da carreira em 121 finais disputadas. Ele computou também o hexacampeonato em Wimbledon (sendo os três últimos consecutivos) e o 20º título do Grand Slam, se juntando às duas outras lendas do tênis masculino mundial ainda em atividade, Roger Federer e Rafael Nadal, para dividir o recorde do maior número de títulos conquistados em Majors de todos os tempos. Os três atletas são seguidos pelo americano Pete Sampras (com 14 conquistas) e pelo australiano Roy Emerson (com 12 títulos).

Jogando apenas a oitava final da carreira e a primeira do Grand Slam, Matteo Berrettini se mostrou preparado e um adversário digno de superar o hexacampeão de Wimbledon. Berrettini, que se tornou o primeiro italiano a chegar à final em Wimbledon e o segundo a disputar uma final do Grand Slam (desde Adriano Panatta em Roland Garros em 1976), assumiu agora o terceiro lugar na corrida por uma das oito vagas no torneio de fim de temporada, ATP Finals, que será disputado em solo italiano, em Turim, de 14 a 21 de novembro.

Somando três títulos nos primeiros Grand Slam do ano (Australian Open, Roland Garros e Wimbledon), Novak Djokovic agora voltará suas atenções para o US Open 2021, que será disputado nos primeiros dias do mês de setembro.

Apenas quatro homens na história do esporte chegaram a Nova Iorque ostentando os troféus dos três primeiros Majors da temporada. Djokovic, que se juntou hoje a este seleto grupo, espera repetir o feito de Don Budge (1938) e Rod Laver (1962 e 1969) vencendo os quatro Grand Slams em 2021.