Notícias

Barty é a campeã de simples feminino Wimbledon

A australiana nº 1 do mundo se recuperou da derrota no 2º set para reclamar o troféu do Major inglês

Ashleigh Barty conquistou na manhã deste sábado o segundo título do Grand Slam de sua carreira ao derrotar a tcheca nº 13 do mundo, Karolina Pliskova, por 2 sets a 1, para ser coroada como campeã do torneio The Championships 2021.

Barty atingiu 30 winners (incluindo 07 aces) e 29 erros não forçados, enquanto sua oponente registrou 27 winners e 32 erros não forçados. A nº 1 do mundo quebrou o serviço de Pliskova em seis oportunidades e salvou um dos cinco break points disputados durante a partida para confirmar sua vitória com as parciais de 6/3, 6/7(4) e 6/3 em 01h59min de jogo.

Ashleigh Barty e Karolina Pliskova (reprodução Instagram)

Na final deste sábado, que contou com a presença do príncipe William e sua esposa Kate Middleton, Karolina Pliskova deu muito trabalho a Ashleigh Barty. Do alto de seu 1,85m, ela sacou com precisão e força, enquanto castigava a australiana com poderosos forehands. Mas a australiana conseguiu manter sua concentração para superar os momentos mais difíceis, utilizando todo o seu arsenal de golpes para forçar a tcheca a defender bolas baixas no fundo da quadra.

Ashleigh Barty e a família real inglesa após o jogo

Barty abriu vantagem de 4/0 depois de quebrar os dois primeiros serviços de Pliskova. A partir do quinto game, as duas oponentes trocaram três quebras de serviço, mas a vantagem inicial de Barty garantiu que a australiana fechasse a primeira parcial por 6/3 em apenas 29 minutos.

No segundo set, Barty mais uma vez saiu na frente ao tomar o serviço tcheco no terceiro game para abrir 3/1 em seguida. Apesar disso, Pliskova reagiu e devolveu a quebra em 3/3 para assumir a liderança pela primeira vez no jogo com 4/3. Mais à frente, em 5/5, a nº 1 do mundo se recuperou de 0-40, quebrando o serviço de Pliskova para sacar para o jogo na sequência. Mas, a tcheca não se entregou e devolveu a quebra empurrando a decisão para o tiebreak. Foi então que a tcheca deslanchou para liquidar o set com uma vitória por 7-4.

Barty abriu o set de desempate com a vantagem de 3/0, com uma quebra de saque no segundo game conquistada depois que Pliskova displicentemente devolveu uma bola fácil no meio da rede. Na sequência do jogo, as duas oponentes seguiram confirmando seus saques até que a australiana conquistou a vitória no nono game depois de uma devolução de Pliskova no meio da rede.

Para chegar ao seu segundo título do Grand Slam (depois que venceu em Roland Garros em 2019), Barty superou a espanhola Carla Suarez Navarro na rodada de abertura e a russa Anna Blinkova na segunda rodada. Na sequência, ela derrotou as tchecas Katerina Siniakova e Barbora Krejcikova na terceira e quarta rodada e passou pela compatriota Ajla Tomljanovic nas quartas de final. Finalmente, ela superou a alemã ex-campeã de Wimbledon em 2018, Angelique Kerber na semifinal.

Ashleigh Barty, que até a final deste sábado só havia perdido um set para Suarez Navarro na primeira rodada, chegou ao título apenas 37 dias depois de ter abandonado o torneio de Roland Garros na segunda rodada por causa de uma lesão no quadril esquerdo.

Ela, que há dez anos – quando tinha 15 anos de idade – conquistou o título Júnior em Wimbledon, é agora a quarta jogadora a repetir a conquista também como profissional , sendo precedida por Ann Jones, Martina Hingis e Amelie Mauresmo.

Ela também é apenas a terceira campeã australiana em Wimbledon na Era Aberta e a primeira desde Evonne Goolagong em 1980.