Notícias

Djokovic vence Brooksby e fica a 3 vitórias da conquista do Grand Slam

O sérvio nº 1 do mundo precisou mudar seu jogo para superar o jovem americano que dominou o 1º set e metade do 2º

Novak Djokovic precisou utilizar um arsenal de golpes e lançar de mão de toda sua experiência para sobreviver a Jenson Brooksby, uma jovem promessa americana de apenas 20 anos, que controlou o primeiro set e ao menos a metade do segundo, mas ao final não teve condições físicas para evitar que o sérvio vencesse a partida pelas oitavas de final do torneio US Open 2021, por 3 sets a 1.

Djokovic, que começou o jogo desta segunda-feira com uma performance um nível abaixo do seu normal, atingiu 45 winners (incluindo nove aces) mas cometeu muitos erros não forçados (41 no total). Apesar disso, ele conseguiu converter 73 por cento de seu primeiro serviço e 54 por cento do segundo. O nº 1 do mundo também salvou oito dos anze break points que enfrentou e quebrou o serviço americano em seis oportunidades para superar Brooksby com as parciais de 1/6, 6/3, 6/2 e 6/2 em uma extenuante partida de 02h58 min de duração.

Apesar da emocionante reação protagonizada pelo sérvio que culminou em outra grande vitória de virada, Jenson Brooksby merece nossos aplausos pela brilhante partida e pelo espetáculo que proporcionou aos fãs do tênis. O jovem de apenas 20 anos e que está classificado como 99º colocado no Ranking ATP, apresentou um jogo simples e eficiente, temperado com inteligência, muito vigor físico e força de vontade, que o levaram a controlar completamente o primeiro set e grande parte do segundo.

A estratégia adotada por Brooksby surpreendeu Djokovic, que viu o americano abrir rapidamente 3/0 no primeiro set e, logo em seguida, liquidar os três últimos games para fechar a primeira parcial.

Djokovic retornou muito melhor no segundo set e conseguiu quebrar o primeiro serviço americano para marcar 3/0, mas Brooksby teve força para devolver a quebra registrando 2/3 no placar, depois que o sérvio salvou cinco dos seis break points que enfrentou num game que teve a duração de quase 20 minutos.  Em resposta o nº 1 do mundo aumentou a pressão sobre o americano para devolver a quebra imediatamente e vencer ou dois últimos games empatando a partida.

Nos dois sets finais, com Brooksby visivelmente desgastado fisicamente, Djokovic assumiu de vez o controle do jogo, impondo ao jovem adversário o que provavelmente foi a maior desgaste físico que já enfrentou em uma partida em sua recente carreira profissional. Mas com toda a pressão sobre os ombros, o americano mostrou ainda mais valor: continuou acreditando e executando grandes jogadas que exigiram o melhor tênis de Novak Djokovic para confirmar a vitória em ambos os sets registrando duas quebras de serviço em cada um deles.

Com o reusltado alcançado nesta segunda-feira, Novak Djokovic avança às quartas de final ficando há apenas três vitórias de se tornar o terceiro homem em toda a história a conquistar os quatro títulos do Grand Slam numa mesma temporada. Ele enfrentará o italiano cabeça de chave nº 6, Matteo Berrettini, em uma partida em clima de revanche, depois que Djokovic venceu Berrettini na final de Wimbledon em julho passado. O italiano chegou às quartas de final depois de derrotar o alemão Oscar Otte por 6/4, 3/6, 6/3 e 6/2.