Notícias

Stefani e Pigossi fazem história ao conquistar o bronze em Tóquio

As brasileiras entraram para a história neste sábado ao conquistarem a primeira medalha olímpica do tênis brasileiro

As paulistas Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistaram a maior honraria olímpica do tênis nacional, derrotando de virada a dupla russa formada por Veronika Kudermetova e Elena Vesnina, com as parciais de 4/6, 6/4 e 11-9 na disputa pela medalha de bronze de duplas femininas dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Stefani e Pigossi atingiram 33 winers e apenas 19 erros não forçados, enquanto Kudermetova e Vesnina registraram também 33 winners mas cometram 27 erros não forçados durante o jogo. As brasileiras salvaram seis dos oito break points que enfrentaram e quebraram o saque russo duas vezes durante a partida que teve 02h13min de duração.

O Jogo

Kudermetova e Vesnina assumiram o controle do primeiro set de saída, abrindo 3/0 com relativa facilidade. As russas continuaram confirmando seus serviços enquanto ameaçavam os saques de Luisa e Laura.  Apesar disso, as brasileiras conseguiram devolver a quebra em 4/3 e equilibraram o jogo, mas perderam o saque no 10º game cedendo a vitória à dupla russa.

Na segunda parcial as brasileiras retornaram determinadas a superar o resultado negativo: elas tomaram o saque russo no primeiro game e lideraram com tranquilidade até o final para empatar o jogo.

O set de desempate, disputado no formato super tiebreak, começou com a dupla russa abrindo a inacreditável vantagem de 5-1, ampliando mais à frente para 7-2. Foi então que Stefani e Pigossi iniciaram uma incrível reação, que começou com a conquista de três pontos consecutivos reduzindo a vantagem russa para 7-5. Em seguida a dupla paulista salvou quatro match points, liquidando o jogo depois de marcar seis pontos consecutivos.

De não classificadas ao bronze

Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistaram a vaga olímpica apenas uma semana antes da abertura dos Jogos. Elas não haviam sido classificadas anteriormente, mas foram beneficiadas pela desistência de diversas jogadoras.

Stefani e Laura, que estão classificadas como 23ª e 188ª colocadas no Ranking de Duplas da WTA, haviam jogado apenas quatro partidas juntas antes da estreia em Tóquio. No entanto, elas superaram a dupla canadense composta por Gabriela Dabrowski e Sharon Fichman; venceram Karolina Pliskova e Marketa Vondrousova, da República Tcheca, e; derrotaram as americanas Jessica Pegula e Bethanie Mattek-Sands. Nas semifinais, elas não conseguiram superar as finalistas Belinda Bencic e Viktorija Golubic, da Suíça, mas o resultado negativo não abalou a confiança das paulistas, que retornaram à quadra para conquistar o terceiro lugar no torneio de duplas olímpico.

Ao subirem ao pódio no próximo domingo, Luisa Stefani e Laura Pigossi entram para a história do tênis nacional, ao lado das grandes lendas do esporte, como Gustavo Kuerten, tricampeão de Wimbledon (1997, 2000-2001); Fernando Meligeni, semifinalista nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, e; Maria Esther Bueno – em simples: tetracampeã do US Open (1959, 63-64 e 1966), tricampeã em Wimbledon (1959, 60 e 1964), vice-campeã em Roland Garros (1960) e no Australian Open (1960); em duplas: conquistou o pentacampeonato em Wimbledon (1958, 1960, 1963, 65-1966), o tetracampeonato no US Open (1960, 1962, 1966 e 1968), bem como levantou os troféus do Australian Open (1960) e de Roland Garros (1960).