Notícias

Carreno Busta derrota Djokovic e conquista o bronze em Tóquio

Em quase três horas de jogo, o espanhol supera o nº 1 do mundo em sua primeira olimpíada

Pablo Carreno Busta surpreendeu o sérvio Novak Djokovic no confronto pela medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O espanhol de 30 anos venceu por 2 sets a 1 a batalha no Ariake Tennis Park após 02h49min de jogo.

Carreno Busta atingiu 43 winners, incluindo 08 aces e 23 erros não forçados, enquanto o sérvio anotou 34 winners e 21 erros não forçados. O espanhol salvou os oito break points que enfrentou durante a partida e quebrou o saque sérvio duas vezes para confirmar sua vitória com as parciais de 6/4, 6/7(6) e 6/3.

Pablo Carreno Busta, que ocupa atualmente a 11ª colocação no Ranking ATP, se recuperou com méritos de sua decepcionante derrota na semifinal para o russo Karen Khachanov. Antes ele havia passado pelo americano Tennys Sandgren, pelo croata Marin Cilic e pelo alemão Dominik Koepfer nas três primeiras rodadas do torneio olímpico. Nas quartas de final, ele também derrotou o russo nº 2 do mundo, Daniil Medvedev, para incluir em sua conquista as vitórias sobre os dois maiores jogadores da atualidade no caminho para a medalha de bronze.

Por outro lado, o sérvio Novak Djokovic, que ao ser derrotado nas semifinais por Alexander Sverev viu ruírem suas chances de conquistar o primeiro Golden Slam da história no simples masculino, deu adeus também à segunda medalha olímpica de sua carreira – ele foi bronze em Pequim 2008.

Além disso, o nº 1 do mundo e a parceira Nina Stojanovic abandonaram a disputa pela medalha de bronze em duplas mistas contra os australianos Ashleigh Barty e John Peers por causa de uma lesão no ombro direito de Djokovic. É a sexta vez que a Austrália ganha uma medalha olímpica no tênis.