Notícias

Pliskova decide com Barty o título em Wimbledon

A tcheca nº 13 do mundo alcança sua melhor colocação em Wimbledon desde sua estreia em 2013

Nesta quinta-feira Karolina Pliskova garantiu sua vaga na final do torneio The Championships, depois que superou a bielorrussa nº 4 do mundo, Aryna Sabalenka, por 2 sets a 1.

Pliskova converteu 78 por cento de seu primeiro serviço e perdeu um de seus saques no primeiro set sem enfrentar outros break points. Ela também converteu duas das dez possibilidades de quebra que disputou para confirmar sua vitória registrando as parciais de 5/7, 6/4 e 6/4 em 01h56min de jogo.

A multidão presente à quadra central assistiu a uma partida muito equilibrada entre a ex-nº1 do mundo, Pliskova e Sabalenka, atual 4ª colocada no Ranking WTA. Com duas grandes sacadoras em ambos os lados da quadra e sendo as duas jogadoras fortes no jogo agressivo, o confronto registrou 32 aces (18 de Sabalenka e 14 de Pliskova) e apenas 08 duplas faltas (04 para cada atleta). As adversárias atingiram também 70 winners e somente 37 erros não forçados, tendo Sabalenka registrado 38/20 e Pliskova 32/17.

Sabalenka abriu o placar ao vencer o primeiro set ao quebrar o serviço tcheco no 12º game. Pliskova venceu as duas últimas parciais, tomando o saque da bielorrussa no quinto game do segundo set e novamente no primeiro game do desempate.

Apesar do resultado negativo, Aryna Sabalenka fez sua melhor participação no Grand Slam inglês, desde sua estreia em 2017 quando conquistou a única vitória em Londres até a edição de 2021.  Neste ano, no entanto, a nº 4 do mundo superou a romena Monica Niculescu e a britânica Katie Boulter nas duas primeiras rodadas. Em seguida ela derrotou a colombiana Maria Camila Osorio Serrano e Elena Rybakina, do Cazaquistão na terceira e quarta rodadas. E, nas quartas de final, ela venceu a tunisiana Ons Jabeur.

Karolina Pliskova, que alcançou nesta quinta-feira sua segunda final do Grand Slam, depois que conquistou o vice-campeonato no US Open em 2016, enfrenta agora a australiana nº 1 do mundo, Ashleigh Barty, que derrotou a alemã Angelique Kerber por 6/3 e 7/6(3).