Notícias

Polônia vence o Brasil por 3 a 2 nos play-offs da Copa BJK

Com grande participação de Magdalena Frech que venceu os três confrontos que disputou, a Polônia conquistou a vaga nas eliminatórias da Copa Billie Jean King de 2022.

Foram dois dias de competições, com quatro jogos de simples e uma partida de duplas ao final, e muita, mas muita emoção.   A cada ponto vencido pela Polônia, a equipe Brasil vencia outro logo em seguida para empatar o jogo e forçar a realização de um novo embate. E esta sequência de empates durou até o último game disputado neste sábado, fato que só fez aumentar a tensão e expectativa das atletas, das equipes técnica e, principalmente, das torcidas nacionais.

Na sexta-feira, foram disputados dois jogos de simples onde cada uma das equipes conquistou uma vitória, com a polonesa  Magdalena Frech superando a paulista Carolina Meligeni Rodrigues Alves por 6/4 e 6/3 e, logo em seguida, a paulista Laura Pigossi derrotando Urszula Radwanska por 7/6(9), 3/6 e 6/2 (confira em >> Brasil empata com a Polônia na abertura dos Play-offs da Copa BJK).

Neste sábado, mais dois confrontos de simples e um de duplas foram necessários para que a equipe da Polônia conquistasse a vaga nas eliminatórias de 2022. Os confrontos e resultados de hoje foram os seguintes:

Laura Pigossi X Magdalena Frech

No primeiro confronto deste sábado, Magdalena Frech conquistou sua segunda vitória na competição ao superar Laura Pigossi por 4/6, 6/3 e 7/6(4) em 03h04min para colocar a Polônia à frente com 2 a 1.

Magdalena Frech (divulgação Billie Jean King Cup)
Magdalena Frech (divulgação Billie Jean King Cup)

Pigossi saiu na frente ao vencer o primeiro set com duas quebras do saque polonês no terceiro e sétimo games.

A disputa ficou mais acirrada no segundo set, com as oponentes disputando uma série de ralis desgastantes, mas sem avanços para nenhuma das jogadoras. Mas em um raro momento de perda de concentração, Laura Pigossi permitiu a quebra de seu serviço dando à polonesa a oportunidade de liquidar o set em seguida para empatar o confronto.

Laura Pigossi (divulgação Billie Jean King Cup)
Laura Pigossi (divulgação Billie Jean King Cup)

O set decisivo seguiu em equilíbrio até o tiebreak, quando Frech conquistou um mini break em 4-4 para, em seguida, liquidar a partida ao confirmar seus saques.

Carolina Meligeni Rodrigues Alves X Katarzyna Kawa

Com a Polônia registrando 2 a 1 no placar e precisando de apenas mais uma vitória para conquistar a vaga nas eliminatórios da próxima temporada, o capitão polonês decidiu substituir Urszula Radwanska (22ª do mundo) por Katarzyna Kawa (133ª no ranking mundial) provavelmente apostando na melhor colocação da segunda atleta.

Mas Carol Meligeni, que está classificada como 342ª no Ranking WTA, não se abalou com a alteração ou com a melhor colocação de sua oponente e venceu Katarzyna Kawa por 6/3 e 7/5 em apenas 89 minutos de jogo.

Carolina Meligeni Alves (divulgação Billie Jean King Cup)
Carolina Meligeni Alves (divulgação Billie Jean King Cup)

Com uma quebra do serviço polonês logo no início da partida, Carol Meligeni venceu o primeiro set sem enfrentar nenhum break point e cedendo apenas sete pontos enquanto servia. 

No segundo set, Kawa saiu na frente ao abrir 4/2, mas Meligeni conseguiu o empate no oitavo game. Muito pressionada pela brasileira, Kawa escapou ilesa de um break point no nono game, mas não conseguiu evitar a quebra em 5/5 quando Carol aproveitou o quarto break point disputado. Na sequência a paulista confirmou seu saque para vencer o jogo e deixar a disputa novamente empatada em 2 a 2.

Carloina Meligeni Rodrigues Alves/Luisa Stefani X Magdalena Frech/ Katarzyna Kawa

O empate por 2 a 2 conquistado por Carol Meligeni empurrou a decisão do confronto para a partida de duplas.

Inicialmente a capitã brasileira, Roberta Burzagli, havia alocado Luisa stefani e Gabriela Cé para o confronto, assim como o capitão da equipe polonesa havia escalado Paula Kania e Weronika Falkowska. Mas antes do início da partida, ambas as equipes decidiram modificar a escalação, com Carol Meligeni substituindo Gabriela Cé no time Brasil, enquanto a equipe polonesa foi totalmente modificada.

Assim, a dupla polonesa formada por Magdalena Frech e Katarzyna Kawa entraram em quadra para conquistar a vitória, de virada, sobre Carolina Meligeni e Luisa Stefani, registrando as parciais de 6/1, 2/6 e 4/6, garantindo à Polônia a vaga nas eliminatórias da Copa Billie Jean King na edição de 2022.

Katarzyna Kawa (esq) e Magdalena Frech (divulgação Billie Jean King Cup)
Katarzyna Kawa (esq) e Magdalena Frech (divulgação Billie Jean King Cup)

No jogo deste sábado, A dupla brasileira abriu 3/1 com uma quebra do serviço polonês no terceiro game. Dois games depois, o time brasileiro conquistou outra quebra de serviço quando Frech cometeu uma dupla falta em 30-40. Mais uma quebra no sétimo game deu à equipe brasileira a liderança no confronto por 1 set a 0.

Na segunda parcial a dupla polonesa saiu na frente ao quebrar o primeiro serviço brasileiro para abrir 2/0.  No quarto game as brasileiras conquistaram três oportunidades para devolver a quebra, mas não conseguiram converter nenhuma delas. A equipe polonesa então quebrou novamente no sétimo game e definiu o set na sequência empatando o confronto em 1/1.

Luisa Stefani (esquerda) e Carol Meligeni (divulgação Billie Jean King Cup)

Com a vaga nas eliminatórias dependendo da vitória no desempate da partida de duplas, as duas equipes seguiram sacando e confirmando até o nono game, quando a dupla polonesa conquistou a primeira quebra e na sequência liquidou o confronto por 2 a 1 sets.

O resultado conquistado finalmente garantiu à Polônia uma vaga nas eliminatórias da Copa Billie Jean King de 2022.

O Brasil, por sua vez, precisará disputar as qualificatórias zonais, do grupo das Américas em busca de uma vaga na edição de 2023.