Brasil empata com a Polônia na abertura dos Play-offs da Copa BJK
No primeiro dia de competições da Copa Billie Jean King, as equipes brasileira e polonesa empatam em 1 a 1
O time brasileiro iniciou hoje, na Polônia, a disputa pelos play-offs da Copa Billie Jean King. Entraram em quadra as paulistas Carolina Meligeni Rodrigues Alves e Laura Pigossi, que enfrentaram, respectivamente, Magdalena Frech e Urszula Radwanska.
Ao final do dia, os dois times terminaram empatados com uma vitória e uma derrota para cada lado. Por este motivo, o confronto entre as duas vencedoras desta sexta-feira, Frech e Pigossi, será decisivo para determinar qual equipe avançará para as eliminatórias no próximo ano.
Os confrontos de hoje foram os seguintes:
Carolina Meligeni Rodrigues Alves X Magdalena Frech
No primeiro jogo do dia, a polonesa nº 157 do mundo, Magdalena Frech, de 23 anos, colocou o time da Polônia em vantagem ao superar Carol Meligeni, por 2 sets a 0, com as parciais de 6/4 e 6/3 em partida que teve a duração de 01h28min.
Carol Meligeni chegou a abrir vantagem de 3/2 no primeiro set, mas uma quebra do saque brasileiro no sétimo game permitiu que Frech assumisse a liderança até o final da parcial.
No segundo set, Meligeni saiu novamente na frente ao tomar o primeiro serviço da polonesa, mas Magdalena Frech reagiu com muita intensidade para vencer quatro games em sequência e marcar 4/2 no placar. Com uma nova quebra de serviço no nono game Frech liquidou o primeiro confronto garantindo à Polônia abrir os play-offs na liderança.
Laura Pigossi X Urszula Radwanska
No segundo confronto do dia, a paulista nº 2 do Brasil, Laura Pigossi, conquistou uma importante vitória sobre a ex-nº 29 do mundo, Urszula Radwanska, por 2 sets a 1, com as parciais de 7/6(9), 3/6 e 6/2 em 02h51min de jogo.
A paulista de 26 anos, que conquistou sua vaga na seleção brasileira pela primeira vez este ano, jogou com confiança e determinação para derrotar a experiente Radwanska e deixar a disputa empatada em 1 a 1.
O início da partida foi marcado pela tensão, com ambas as jogadoras não conseguindo confirmar seus serviços nos três primeiros games. Na sequência Laura Pigossi abriu vantagem de 3/1, mas ela viu a polonesa vencer quatro games consecutivos para passar à frente no placar por 5/3. A brasileira então, venceu dois games seguidos para empatar o confronto e empurrar a definição para o tiebreak. No desempate, a paulista rapidamente registrou 6-1 no placar, mas a polonesa se recuperou vencendo seis mini breaks em seguida. O jogo seguiu tenso e equilibrado até o final, mas a brasileira conseguiu confirmar seus saques para liquidar o tiebreak por 10-9.
No segundo set o jogo seguiu mais equilibrado, com igual número de quebras e confirmações. Mas uma quebra no oitavo game garantiu a vitória a Radwanska levando o confronto ao empate.
No último set, Laura Pigossi assumiu o controle do jogo logo no início para abrir 4/0. Radwanska quebrou o serviço de Pigossi no quinto game e precisou salvar três break points no sexto game para se manter na disputa. Apesar disso, Laura Pigossi não reduziu seu empenho e liquidou os dois últimos games para conquistar sua primeira vitória de simples na Copa Billie Jean King.
Copa Billie Jean King Play-offs
Os play-offs da Billie Jean King Cup reúnem 16 nações (os oito times derrotados nas Qualificatórias de 2020 e oito equipes promovidas de eventos regionais do Grupo I) que se enfrentam em busca de uma vaga nas Qualificatórias do ano de 2022.
A equipe brasileira tenta se recuperar das derrotas nas duas últimas eliminatórias, quando foi derrotada pela Eslováquia (em abril de 2019) e pela Alemanha (nas eliminatórias de fevereiro).
A competição, que originalmente deveria ocorrer em 17 e 18 de abril de 2020, foi adiado duas vezes devido à pandemia COVID-19 e só agora pode ser disputado.
Você precisa fazer login para comentar.