Notícias

Medvedev enfrenta Djokovic na Final do Australian Open

No segundo confronto semifinal do torneio Australian Open, o russo Daniil Medvedev confirmou seu favoritismo ao derrotar o grego Stefanos Tsitsipas, por 3 sets a 0.

O número 4 do mundo, Medvedev, que só perdeu 2 games em seis jogos disputados no Grand Slam australiano, completou a vigésima partida invicto derrotando o sexto colocado no Ranking ATP, Tsitsipas, com as parciais de 6/4, 6/2 e 7/5 em 02h09min de jogo.

Medvedev concentrou seus ataques no backhand de Tsitsipas, enquanto demonstrava grande consistência nos ralis utilizando como ninguém uma série de backhands cruzados para registrar 46 winners na partida.  O russo se mostrou imbatível, também, no saque: ele obteve 88% dos seus pontos com o primeiro serviço, colocou na quadra 68% do primeiro saque e marcou 17 aces (contra apenas 3 de Tsitsipas).

Tsitsipas tentou superar os longos ralis e o poderoso backhand russo subindo com frequência para a rede, mas Medvedev repeliu a maioria das investidas gregas com passadas certeiras.

Stefanos Tsitsipas (divulgação ATP Tour)
Stefanos Tsitsipas (divulgação ATP Tour)

Medvedev conseguiu a primeira quebra do jogo no quinto game do primeiro set, quando passou à frente no placar com 3/2 para liderar até o final.

No segundo set a liderança do russo chegou mais cedo, no terceiro game, quando Tsitsipas não conseguiu impedir o primeiro break point da parcial. No sétimo game, Medvedev registrou mais uma quebra de serviço em seu favor para liquidar o set em seguida.

Tsitsipas voltou para o terceiro set determinado a repetir a reviravolta que protagonizou no jogo anterior contra Rafael Nadal. Ele se aproveitou de uma dupla falta de Medvedev em 3/2 para tomar o saque russo e assumir a liderança por 4/3.  No décimo game o russo precisou intensificar seu saque para reverter a contagem inicial de 0-30 em seu desfavor. Mas no game seguinte, utilizando seus backhands certeiros, Medvedev conseguiu converter o segundo break point disputado para passar à frente com 6/5. Ao sacar para o jogo, Daniil permitiu que o grego marcasse um ponto antes de liquidar a partida e garantir vaga em sua segunda final de Grand Slam e a primeira no Australian Open.

Na partida do próximo domingo, Daniil Medvedev tentará se tornar o primeiro jogador a derrotar Novak Djokovic na final do Australian Open. No histórico de confrontos entre os dois, o jogador de 25 anos venceu três das sete partidas contra o nº 1 do mundo, incluindo a vitória na decisão do ATP Finals do ano passado.

Confira a seguir os destaques da partida entre Medvedev e Tsitsipas.