Notícias

Em sensacional virada Tsitsipas elimina Nadal em Melbourne

O grego Stefanos Tsitsipas conseguiu um feito notável nesta quarta-feira em Melbourne: ele eliminou o imbatível espanhol número 2 do mundo, Rafael Nadal, no torneio Australian Open, após reverter uma desvantagem de 2 sets a 0, para registrar as parciais de 3/6, 2/6, 7/6(4), 6/4 e 7/5.

Tsitsipas se tornou o segundo jogador a se recuperar de dois sets para derrotar Rafael Nadal em um Grand Slam, em uma impressionante reação iniciada quando o placar mostrava a vantagem do espanhol por 2-1 no tiebreak do terceiro set.

“Não tenho palavras para descrever o que acabou de acontecer na quadra(..)”, disse Tsitsipas, em entrevista na quadra. “É uma sensação incrível lutar em um nível tão alto e deixar tudo de lado. Comecei muito nervoso. Eu não sei o que aconteceu após o terceiro set. Eu voei como um pássaro e tudo funcionou para mim. ”

No primeiro set, Nadal intensificou seu jogo a partir de 3/3 utilizando backhands agressivos para aproveitar a única oportunidade de quebra no set e liquidar a parcial por 6/3.

Com quebras no primeiro e quinto games, Rafael Nadal venceu também a segunda parcial com relativa tranquilidade.

Em um terceiro set dominado pelo saque (já que somente quatro pontos foram conquistados em devoluções) o jogo seguiu em equilíbrio até o tiebreak, apesar dos cinco games vencidos por Nadal sem permitir que o grego marcasse um único ponto. Mas no desempate o espanhol cometeu três erros que permitiram a Tsitsipas retornar ao jogo vencendo a terceira parcial.

Tsitsipas pressionou muito no quarto set para conquistar, no nono game, um dos três break points impostos ao espanhol. Em seguida, ele confirmou seu saque para empatar o confronto em 2 a 2.

No concorrido set decisivo, Tsitsipas segurou seu saque e continuou pressionando Nadal por erros. Seus esforços foram recompensados no 11º game ao converter o primeiro de três match points. Em seguida, servindo para a partida, o grego precisou sacar onze vezes e salvar um break point antes de liquidar o set com um winner no fundo de quadra.

Stefanos Tsitsipas enfrentará o russo Daniil Medvedev por uma vaga na final do campeonato. Medvedev que está invicto a 19 partidas, derrotou o compatriota Andrey Rublev, por 7/5, 6/3 e 6/2.

Nadal que não havia perdido um único game no torneio e contabilizava 35 vitórias consecutivas em eventos similares, pretendia conquistar seu 21º título de Grand Slam esta semana.

Assista aos melhores momentos do jogo entre Nadal e Tsitsipas.