Notícias

Veronika Kudermetova Elimina Elina Svitolina em Abu Dhabi

A russa Veronika Kudermetova, 46ª no Ranking WTA, surpreendeu a ucraniana Elina Svitolina, cabeça-de-chave nº 2 e quinta melhor jogadora do mundo, ao vencer por 5/7, 6/3 e 7/6 (3), em eletrizante jogo com duração de 02h35min pelo Abu Dhabi WTA Women’s Tennis Open.

Svitolina havia superado Ekaterina Alexandrova na rodada anterior, mas ela não foi capaz de repetir a façanha novamente, pois Kudermetova, de 23 anos, encaixou 50 winners, incluindo 11 aces, para vencer e alcançar sua primeira semifinal em um torneio deste nível.

Sacando bem, Kudermetova conseguiu o primeiro break point do dia em 3-2. Mas o excelente saque de Svitolina foi suficiente para evitar a quebra. O primeiro set seguiu equilibrado até 5-5, quando Kudermetova tropeçou com uma série de erros, permitindo a quebra de seu serviço. A ucraniana, sacando para o set, e aproveitando o segundo serviço bem mais que sua adversária, fechou o set em vantagem marcando 7/5.

No segundo set, a russa retornou recuperada da derrota e, após uma troca de quebras iniciais, assumiu o controle do jogo a partir de 3-2, liderando até finalizar o set e empatar o jogo.

Kudermetova rapidamente tomou a frente na decisão quebrando o saque de sua adversária e marcando 1-0. Svitolina precisou salvar outros break points para evitar a ampliação de sua desvantagem. No entanto, a ucraniana conseguiu reagir para empatar em 4-4. Após mais uma troca de quebras de serviço o jogo ficou empatado em 6-6 adiando a decisão para o tiebrek.

No final, Kudermetova abriu uma vantagem inicial de 3-0 e seguiu liderando até finalizar o jogo com um backhand sobre a linha lateral.

Na semifinal Veronika Kudermetova enfrentará Marta Kostyuk que venceu Sara Sorribes Tormo, por 0-6, 6-1, 6-4.

Veja, a seguir, os melhores lances da partida