Campanha de Monteiro chega ao fim em Roland Garros
Monteiro deixa Paris, depois da eliminação no torneio de simples e da desistência de seu parceiro de duplas.
O brasileiro Thiago Monteiro lutou com muito empenho, mas não conseguiu superar o americano Steve Johnson nesta quarta-feira. Johnson venceu o confronto entre eles por 3 sets a 2, registrando as parciais de 6/3, 6/7(2), 7/6(2), 3/6 e 6/3 em 03h49min de jogo.
Monteiro, atualmente nº 79 do mundo, e Johnson, que ocupa a 88ª posição no Ranking ATP, protagonizaram uma partida incrivelmente equilibrada, decidida nos detalhes. Ambos os oponentes registraram estatísticas praticamente idênticas, por exemplo: dos 39 aces na partida, Thiago fez 20 e Johnson 19; foram 29 break points na partida, cada um dos oponentes salvou oito, enquanto Thiago converteu seis e o americano sete; o brasileiro registrou 60 winners e 42 erros não forçados, enquanto Johnson contou 61 winners e 55 erros não forçados, dentre outros números incrivelmente parecidos.
Não obstante o equilíbrio, foi Johnson que conquistou a vaga na terceira rodada do Grand Slam francês. Mas até chegar à vitória, Johnson venceu o primeiro set quebrando o serviço brasileiro duas vezes, no segundo e oitavo games.
A segunda parcial foi decidida no tiebreak por Monteiro, que venceu quatro pontos consecutivos para abrir 5-1 de vantagem. O americano ainda marcou um ponto antes que o brasileiro vencesse mais dois pontos seguidos para igualar a disputa.
O terceiro set foi novamente decidido no tiebreak, mas desta vez foi Johnson que abriu vantagem de 5-0 antes de liquidar o desempate por 7-2.
O quarto set parecia ser de Johnson, que chegou a liderar por 3/1. No entanto, Thiago intensificou seus golpes para vencer cinco games consecutivos e chegar a novo empate.
A primeira quebra no set decisivo ocorreu no sexto game favorecendo o americano, que abriu 4/2 de vantagem. Monteiro devolveu a quebra imediatamente para se manter na disputa, mas ao perder seu saque no oitavo game, permitiu que o americano servisse para o jogo.
Com o resultado desta quarta-feira, Thiago Monteiro deixa o torneio francês apesar de também ter se inscrevido para disputar o torneio de duplas. Sua participação na chave de duplas foi cancelada depois que seu parceiro, o australiano John Millman, desistiu da competição.
Steve Johnson, por sua vez, enfrentará o espanhol Pablo Carreño Busta por uma vaga nas oitavas de final. O espanhol derrotou o francês Enzo Couacaud por 2/6, 6/3, 6/4 e 6/4.