Notícias

Djokovic supera Sonego para enfrentar Nadal na final

Nº 1 do mundo vai enfrentar Nadal pela nona vez em Roma

Poucas horas após derrotar Stefanos Tsitsipas nas quartas-de-final, o nº1 do mundo, Novak Djokovic, conquistou outra grande vitória contra o italiano Lorenzo Sonego, por 2 sets a 1, para chegar à sua décima final do torneio Italian Open.

Djokovic vencia por um set e servia para o jogo com duas oportunidades de match point, mas Sonego com apoio maciço da barulhenta torcida que compareceu em peso no Campo Centrale, conseguiu reverter a vantagem e empatar o jogo no tiebreak. Contudo, mesmo com toda esta pressão, o sérvio conseguiu aumentar seu ritmo para confirmar sua vitória registrando as parciais de 6/3, 6/7(5) e 6/2 em 02h43min de jogo.

Ambos os oponentes enfrentaram uma rodada dupla neste sábado, disputando partidas pelas quartas de final que haviam sido suspensas na sexta-feira por causa da chuva. Sonego derrotou o russo Andrey Rublev por 2 sets a 1, enquanto Djokovic superou o grego Stefanos Tsitsipas também por 2 a 1.

Apesar de ambos terem enfrentado duras partidas com muito mais que duas horas de duração, nenhum deles demonstrou cansaço ou falta de disposição para buscar a vaga para a final.

O sérvio saiu na liderança com 4/1 após quebrar o serviço italiano no quarto game e continuou à frente até liquidar o primeiro set.

Na segunda parcial, Djokovic conquistou a primeira quebra no 11º game e assumiu o saque para servir a partida. Foi então que a torcida italiana fez toda a diferença, empurrando o favorito local para salvar dois match points e empatar o jogo.

O tiebreak começou sob controle do nº 1 do mundo que abriu 3/0, todavia a torcida continuava a incentivar Lorenzo que, em resposta, assumiu um jogo mais arrojado para virar a vantagem em seu favor e liquidar o desempate por 7-5.

Na continuação do jogo, Sonego iniciou o terceiro set como havia terminado o anterior, pressionando ao extremo o saque sérvio para conquistar três chances de quebra já no primeiro game, mas não conseguiu converter nenhuma delas. Na sequência, o italiano nº 33 do mundo confirmou seu saque antes que Djokovic vencesse três games seguidos para abrir 4/1.  Sonego então confirmou seu serviço mais uma vez em 4/2, mas não conseguiu salvar o primeiro match point do set no oitavo game, cedendo a vitória ao sérvio.

Na partida do campeonato, Novak Djokovic enfrentará pela 56ª vez o espanhol nº 3 do mundo, Rafael Nadal. Os dois rivais venceram 14 das 16 últimas edições do evento ATP Masters 1000 de Roma e disputarão o troféu no Foro Itálico pela nona vez. No histórico das finais em Roma, Nadal lidera com cinco troféus, enquanto Djokovic conquistou o título três vezes.


Confira a seguir um compacto das duas semifinais deste sábado.