Gauff alcança a 1ª semifinal WTA 1000 após desistência de Barty
A americana Cori Gauff avançou para a primeira semifinal de um evento WTA 1000 da carreira, depois que a australiana nº 1 do mundo, Asleigh Barty abandonou a partida das quartas de final do torneio Italian Open.
Depois de um atraso de quase duas horas por causa da chuva, Barty vencia por 6/4 e 2/1, quando decidiu se retirar devido a uma lesão no braço direito.
Em entrevista após o término do jogo, a australiana afirmou: “(…) a dor estava ficando muito forte, então era importante ouvir meu corpo e, é claro, tentar fazer a coisa certa, sabendo que teremos um Grand Slam em duas semanas” e continuou em seguida “[a dor] ficou pior enquanto estávamos jogando. Então acho que o desafio é tomar a decisão de parar. Nunca é bom. O que mais odeio é não poder terminar uma partida de tênis”.
Apesar do encerramento prematuro da partida no segundo set, Barty e Gauff protagonizaram um jogo de alto nível, apesar das condições da quadra devido a chuva.
Asleigh Barty registrou 20 winners (incluindo 2 aces) contra 15 erros não forçados, salvou cinco break points e quebrou o serviço americano duas vezes.
Cori Gauff, por sua vez, atingiu 12 winners (com 06 aces) contra 13 erros não forçados, salvou cinco break points e quebrou o saque de sua rival uma vez no primeiro set.
No sábado Cori Gauff enfrentará Elina Svitolina ou Iga Swiatek por uma vaga na final. A última partida das quartas de final foi adiada devido à chuva e será disputada no sábado, antes das semifinais.