Notícias

Nadal sobrevive a Shapovalov e avança em Roma

Pela 16ª vez na carreira, Rafael Nadal garantiu uma vaga nas quartas de final do torneio Italian Open ao vencer o canadense Denis Shapovalov por 2 sets a 1 em um extenso e difícil jogo nesta quinta-feira.

Nadal, que precisou se recuperar da derrota no primeiro set, de uma desvantagem de 0/3 no segundo e de dois match points no terceiro, sobreviveu dramaticamente após 03h27min de uma das mais difíceis partidas do torneio até o momento, registrando as parciais de 3/6, 6/4 e 7/6(3).

Ao quebrar o saque de Nadal no primeiro game, o canadense nº 14 do mundo já iniciou a disputa dando o tom do que o espanhol enfrentaria durante o jogo. Uma nova quebra do serviço espanhol no terceiro game deu a Shapovalov a vantagem de 4/0, que fechou o primeiro set por 6/3 e só não conseguiu aumentar a diferença porque o nº3 do mundo conseguiu devolver uma das quebras em 4/2.

Novamente Shapovalov abriu 3/0 no segundo set ao conquistar o primeiro saque de Nadal, mas o espanhol conseguiu reorganizar seu jogo para conquistar duas quebras do serviço canadense consecutivas e saltar na liderança por 5/3 e se manter à frente até alcançar o empate dois games depois.

O jovem canadense de 22 anos saiu mais uma vez na frente no terceiro set ao tomar o segundo saque espanhol, mas Nadal reagiu energicamente para devolver a quebra no game subsequente.

Os torcedores presentes ao Campo Centrale, puderam perceber claramente que o espanhol nove vezes campeão em Roma passou a aumentar a intensidade de seus golpes continuamente, sacando com muita eficiência e pressionando ao extremo os saques do canadense, mas Shapovalov continuou firme para salvar quatro break points e ainda conseguir um match point no 12º game.

No tiebreak Nadal precisou usar toda a sua experiência para marcar quatro pontos seguidos e abrir uma vantagem de 4/1, suficiente para vencer o desempate e conduzi-lo mais uma vez às quartas de final do ATP Masters 1000 de Roma.

Para alcançar mais uma semifinal em Roma, Rafael Nadal precisará derrotar o alemão Alexander Zverev na próxima rodada. Zverev conseguiu virar o jogo sobre o japonês Kei Nishikori nesta quinta-feira, registrando as parciais de 4/6, 6/3 e 6/4.