Notícias

Depois do jejum de 13 anos, Cirstea é campeã em Istambul

A romena Sorana Cirstea conquistou seu segundo título de simples na carreira neste domingo ao derrotar Elise Mertens, da Bélgica, por 2 sets a 0, para levantar o troféu do torneio Istanbul Cup 2021.

Sem perder um único set durante a semana, Cirstea chegou ao fim de uma longa espera, que durou 13 anos, para levantar outro troféu no circuito WTA Tour. E ela o fez vencendo em sets diretos, a belga nº 16 do mundo, Mertens, com as parciais de 6/1 e 7/6(3) em 01h40min de jogo.

A romena, que ocupa o 67º lugar no Ranking WTA, quebrou o saque Belga cinco vezes e conquistou 70% de seus pontos após o segundo serviço.

O primeiro set foi dominado totalmente por Cirstea , que quebrou todos os saques de Mertens tirando proveito dos 16 erros não forçados cometidos pela belga. O único game vencido por Mertens foi resultado de uma quebra de saque em 1/2, mas mesmo assim Cirstea teve o mérito de salvar um break point antes de ceder seu serviço.

Mertens retornou diferente para a segunda parcial, confirmando regularmente seus saques e muito precisa em suas passadas, ela abriu vantagem de 5/2 com uma quebra no quarto game. Mas Cirstea estava determinada a reivindicar o troféu do evento WTA 250, por isso ela intensificou seu jogo para vencer quatro games consecutivos e assumir a liderança no placar. Apesar disso, Mertens quebrou mais uma vez o saque da romena para empatar em 6/6 e forçar a decisão no tiebreak.

O desempate começou equilibrado, com as duas oponentes muito atentas ao placar, mas a partir de 3-2, Cirstea deslanchou para vencer o tiebreak por 7-3 e finalmente levantar seu segundo troféu de simples no circuito profissional feminino.

Com a vitória, Sorana Cirstea consolida uma temporada marcada pelo seu ressurgimento, uma vez que após 13 longos anos longe do pódio, ela iniciou este ano com as primeiras quartas de final em 17 meses no torneio Grampians Trophy em Melbourne, depois eliminou a 8ª do mundo, Petra Kvitova, para chegar à terceira rodada do Australian Open e agora registrou sua terceira vitória sobre uma das jogadoras do Top 20.

Final da Chave de Duplas

Elise Mertens (esq) e Veronika Kudermetova (divulgação WTA Tennis)
Elise Mertens (esq) e Veronika Kudermetova (divulgação WTA Tennis)

Ao final do dia, a derrota de Elise Mertens na decisão de simples foi colocada em segundo plano pela belga, já que ela e a russa Veronika Kudermetova conquistaram o título de duplas do evento WTA 250 de Istanbul, ao vencerem a dupla japonesa formada por Nao Hibino e Makoto Ninomiya, por 2 sets a 0.

Mertens e Kudermetova foram cirúrgicas na decisão e praticamente atropelaram a equipe japonesa marcando um duplo 6/1 como parciais em apenas 50 minutos de partida.

A equipe campeã, quebrou o serviço de Hibino e Ninomiya seis vezes durante a partida e conquistou 86% de seus pontos após o primeiro serviço.

Elise Mertens, que atualmente ocupa a 5ª classificação no Ranking de Duplas da WTA, chegou ao seu  12º título de duplas da carreira e o segundo do ano após vencer o Australian Open ao lado de Aryna Sabalenka.  Já para Veronikla Kudermetova, 25ª do mundo, o triunfo em Istanbul é o segundo na carreira, uma vez que a russa havia conquistado também o troféu de Charleston em 2019.