Notícias

Nadal garante o 12º título em Barcelona

O espanhol Rafael Nadal, favorito ao título, precisou salvar um match point para superar o nº 5 do mundo Stefanos Tsitsipas, da Grécia, por 2 sets a 1 e levantar o 12º troféu no torneio Barcelona Open.

Nadal e Tsitsipas protagonizaram uma eletrizante partida digna de uma final do evento ATP 500 de Barcelona. Esbanjando técnica, raça e precisão, os dois atletas brindaram seus fãs com um tênis de primeira. Mas foi Rafael Nadal quem levou a melhor ao final de 03h38min, registrando no placar 6/4, 6/7(6) e 7/5.

O nº 3 do mundo ficou a um ponto da derrota por 4-5, 30/40 no set decisivo, apesar disso ele não se abalou, intensificou seu jogo, arriscou pontos importantes e, finalmente, levou a melhor ao vencer três games seguidos e superar Tsitsipas para levantar mais um troféu (o 87º da carreira) em Barcelona.

Com a vitória deste domingo, Rafael Nadal amplia seu impressionante ranking pessoal: o espanhol é o único jogador na história moderna do tênis a ostentar 13 títulos em Roland Garros, 12 títulos em Barcelona, 11 títulos em Monte Carlo dentre outros campeonatos onde Nadal venceu mais do que qualquer outro atleta.

E como tudo em relação ao espanhol é superlativo, o jogo deste domingo também marcou outro recorde como a partida mais longa final do circuito ATP Tour em melhor de três sets desde que as estatísticas começaram a ser monitoradas em 1991.

Stefanos Tsitsipas, que lidera a corrida para o ATP Finals 2021 como o jogador com maior pontuação na temporada, buscava seu primeiro troféu ATP 500. O grego de 22 anos conquistou seu primeiro título ATP Masters 1000 na semana passada no Monte Carlo Masters e está empatado com Andrey Rublev em nº de vitórias, com 26 partidas vencidas nesta temporada.

Além do troféu e da premiação em dinheiro, os pontos conquistados por Rafael Nadal permitirão seu retorno à segunda colocação no Ranking ATP em sua próxima edição.

Assista a seguir os melhores lances do jogo entre Rafael Nadal e Stefanos Tsitsipas.